(0)
0,00 €
  • Preço

Rodas Skate - Skate Mental

38,00 €

Comprar | Ver ›

COMPRAR RODAS DE SKATE

Para garantir a diversão, melhor com rodas, e não qualquer umas. Em Fillow ajudamos-te para que escolhas as ideais para o teu skate, dependendo de onde vás usá-lo, para que, e sempre com a garantia das melhores marcas de skate, e as rodas de skate mais baratas. 


DIÂMETRO DAS RODAS E OUTRAS MEDIDAS

As medidas dos diferentes tamanhos de rodas são dadas pelos milímetros de diâmetro. Quanto maior seja, mais velocidade podem alcançar, e ao mesmo menos aceleração oferecem (custa mais iniciar o movimento). Umas rodas grandes também significam que a tábua vai ficar mais longe do chão e que o skate completo vai pesar mais. 

Street e Park

Por todos esses motivos, as melhores rodas para skate são pequenas: o skate fica mais leve, a altura total é menor, tem melhor aceleração para os truques, etc.

Se vás usá-lo em chãos lisos, e queres treinar truques técnicos, a tua medida ideal de rodas está entre 50 e 53 mm. Para chãos mais irregulares, rampas ou se também usas o teu patim para locomover-te, é melhor que as rodas sejam um pouco maiores, entre 53 e 56 mm. 

53 seria portanto o diâmetro médio entre os dois casos, e por isso esta medida é das preferidas para o skate de rua. 

Rampas e Cruising

Para rampas as medidas ideais são entre 56 e 60 mm, porque neste caso é interessante conseguir a máxima velocidade para atingir altura. 

Em cruising (passear) as rodas grandes adaptam-se melhor a qualquer tipo de chão, oferecem maior velocidade e não é tão importante que o tamanho reste facilidade de manobra. 

Em qualquer caso, lembra-te de que os trucks que uses limitam o tamanho das rodas que vás poder usar, porque se montas umas rodas muito grandes, sem usar bases, em trucks baixos, poderiam roçar a tábua no momento mais inconveniente, freando-se de vez e com um resultado provavelmente doloroso. 


DUREZA DAS RODAS

Classificação de acordo com a dureza:

Existem várias maneiras de classificar as rodas de acordo com a dureza do uretano de que são feitas. A mais comum é a “escala A”, usada pela maioria das marcas de skate e a mais conhecida pelos skatistas. Quanto maior o número que acompanha essa letra, mais dura será a roda (101 A é mais dura que 95 A por exemplo).

Essa escala torna-se um pouco imprecisa para durezas a partir de 101 A, e por isso algumas marcas como Bones usam escalas diferentes ou adicionais, como a escala B ou a D. Para encontrar a correspondência entre uma escala de dureza e outra, Bones recomenda acrescentar 20 pontos ao valor de B para obter o valor que seria em A. Por exemplo, umas rodas 83B seriam como 103 A, e são muito mais duras do que as 101 A.

Como escolher a dureza das tuas rodas?

Como sempre, depende do uso que queiras dar-lhes e das tuas preferências. As rodas duras atingem maior velocidade, têm maior aceleração e menor aderência, mas são para uso em chãos lisos. As rodas moles adaptam-se melhor às irregularidades do terreno, têm maior aderência, mas são menos rápidas. Também são mais susceptíveis à abrasão e à deformação (os temidos “flatspots” dos que falamos mais para a frente).

Brandas (75-92 A)

As rodas tão moles usam-se quase exclusivamente para cruisers, porque adaptam-se perfeitamente a qualquer tipo de chão, e se vás passear, com elas vás ter menos inconvenientes com as pedrinhas e paralelepípedos mesmo que percas velocidade. Também são uma boa opção se vás gravar vídeos. 

Médias (92-95 A)

São um pouco mais rápidas que as anteriores, com uma aderência muito boa, mas não será tão difícil poder fazer alguns truques vez em quando ou conseguir um pouco mais de velocidade nos teus passeios. 

Duras (96-99 A)

Com uma velocidade razoável, um pouco de aderência, mas também com boa manobrabilidade para truques, estas são as durezas mais recomendadas para os principiantes. Servem tanto para skate de rua como para parques e mini-rampas. 

Dureza alta (99-101 A e 83-84 B)

São as preferidas pelos skatistas mais experientes. São mais rápidas e têm maior capacidade de aceleração, pelo que são perfeitas para um skateboarding mais técnico. No entanto, em chãos pouco lisos podem ser desconfortáveis. 


DIFERENTES FORMAS E TIPOS DE RODAS DE SKATE

Core / Standard

As rodas de skate podem ter a parte do buraco central reforçada com um plástico mais duro que o resto da roda, para manter o rolamento no lugar. As que têm isto, chamam-se “core wheels”, e o resto são simplesmente standard ou “non-core”.

Formas ou Shapes

Cada roda pode ter uma forma diferente, com variedade de ângulos na curvatura do perfil e a largura da parte que fica em contacto com o chão. Um perfil mais liso ou até convexo resta peso à roda e evita que a curva do perfil não fique te incomode nos teus grinds e meios-fios. Quanto à superfície de contato com o solo, quanto maior ela for, melhor será a aderência e menor será a velocidade. E, pelo contrário, quanto mais estreita, maior aceleração. 

Podes encontrar mais informação sobre as diferentes formas de rodas de skate disponíveis na secção de cada marca de rodas. 


O QUE SÃO OS “FLATSPOTS”?

Quando a roda deixa de ser redonda e já não gira tão bem como o primeiro dia, podemos dizer que tem um flatspot. Ocorre quando o material se desgasta por abrasão. 

Isto pode acontecer, por exemplo, quando colocas as rodas numa posição perpendicular à direcção em que estas a avançar, que é o movimento típico feito para frear. 

As rodas de maior qualidade e dureza como as das marcas Rodas Bones, Rodas Element, ou Rodas Spitfire são quase impossíveis de deformar com um uso normal. 

 

ONDE COMPRAR RODAS PARA SKATE?

 
Na nossa loja de skates podes escolher entre centenas de modelos e marcas de rodas de skate das mais prestigiadas e profissionais do sector. Temos rodas de skate baratas de preço básico com resultados muito bons e rodas de skate profissionais.
Da nossa loja em Madri enviamos a todo Portugal continental: Lisboa, Sintra, Vila Nova de Gaia, Porto, Cascais, Loures, Braga, Matosinhos, Amadora, Almada, Oeiras, Gondomar, Seixal, Guimarães, Odivelas, Coimbra, Santa Maria da Feira, Vila Franca de Xira, Maia, Vila Nova de Famalicão, e muitos países da União Europeia: Espanha, França, Luxemburgo, Bruxelas, Itália, Alemanha, Holanda e também Reino Unido.
 
 

 

AND1

Ace

Addict

Adio

Against Clothing

Alien Workshop

Almost

Aloha

Aloiki Longboards

Alpinestars

Andale

Antihero

Arrow

Atticus

Autobahn

BDSkateCO

Baker

Bear

Bench

Billabong

Black Label

Blackriver

Blast

Blind

Bones

Boulevard

Bro Style

Bronson Speed Co

Bullet

Burton

Carhartt

Casualty Wax Co

Chocolate

Circa

Cliche

Consolidated

Converse

Creature Skateboards

Cruzade Skateboards

DCMA Collective

DC Shoes

DGK

DNA

DVS

Darkstar

DeathWish

Destructo

Diamond

Dickies

Dog

Drunk Munky

Ecko

Element

Elixir

Emerica

Emillion

Enjoi

Enuff

Es

Etnies

Ewan

Expedition

FKD

Fallen

Famous Stars and Straps

Fix-it

Flip

Form

Foundation Skateboards

Fox Racing

Fury

Girl

Globe

Gravity

Grimey

Grizzly

Gunmetal

Habitat

Heavy Series

Heroin Skateboards

Hook Ups

Hubba

Hurley

Hydroponic

Imagine Skateboards

Independent

Industrial

Iron

Jart

Jessup

Joker

Jordan

K1X

Krew

Krooked Skateboarding

Krux

Lakai

Levi's Skateboarding

Long Island Skateboard

Loreak Mendian

Louw

Lrg

Lucky

Macbeth

Madness

Main

Majestic

Matix

Metal Mulisha

Mi-Pac

Mindless Longboards

Mini Logo Skateboards

Mitchell & Ness

Mob

Mob Skateboards

Modus

Mosaic

Mystery

New Balance Numeric

New Era

Nike

Nike 6.0

Nikita

Nomad

Obey

Ordinary

Orion

Osiris

Pig

Plan B

Pornstar

Powell Peralta

Prime

Primitive

Pro-Tec

Pukas

Quiksilver

Radical Culture

Real

Reebok

Reell

Revolution

Ricta

Robotron

Role Model

Rook

Roxy

Royal

Ruckus Skateboards

Rumba Skateboarding

Rush

SK8 Mafia

Santa Cruz

Shake Junt

Shorty's

Silver

Skate Mental

Skull Candy

Slave

Sneaky

Sovrn

Speed Demons

Spitfire

Split

Superdry

Supra

Supremebeing

Sweet

Tensor

The Works

Theeve

Thrasher

Thumper

Thunder Trucks

Toy Machine

Traditiona Clothing

Tricks Skateboards

Tsunami Corporation

Type-S

UP FRONT

Universal

Vans

Venom

Venture

Volcom

WESC

West Coast Choppers

Wreck

Wrung

YOW

Yellowood

Zephyr

Zero

Zoo York

adidas originals