|
Os produtos na categoria: Rodas Skate - Jart têm uma pontuação de estrelas, baseada em 2 opiniões de clientes. |
As rodas de skate são o elemento do skate que está em contacto com o solo, por isso é importante mantê-las em bom estado e que estejam adaptadas ao teu estilo de patinagem e ao terreno onde serão utilizadas.
Para garantir a diversão, melhor sobre rodas, mas não qualquer umas. Em Fillow ajudamos-te para que escolhas as rodas ideais para o teu skate, dependendo de onde e para que vais usá-lo, mas sempre com a garantia das melhores marcas de skate, e as rodas de skate mais baratas.
As rodas de skate mudaram muito com o correr do tempo, tanto em medidas como em materiais, graças ao continuo desenvolvimento desta indústria.
A seguir tens um pequeno resumo dos que deves ter em conta para escolher rodas para skate.
O tamanho da roda é o diâmetro em milímetros.
Normalmente (excepto em longboards e cruisers) são de entre 50 e 59mm.
As rodas menores têm menor velocidade final, mas maior aceleração, e vice-versa.
Se o que gostas é de treinar manobras técnicas em chãos lisos, deves preferir rodas pequenas, ao redor dos 52mm.
Se preferes maior velocidade para locomover-te ou patinar em rampa, as melhores medidas são 56-57mm-
Lembra-te de que se as rodas são muito grandes, podes necessitar usar trucks altos ou bases, para que não toquem a tábua em nenhum caso.
Por todos esses motivos, as melhores rodas para skate são pequenas: o skate fica mais leve, a altura total é menor, tem melhor aceleração para os truques, etc.
Se vás usá-lo em chãos lisos, e queres treinar truques técnicos, a tua medida ideal de rodas está entre 50 e 53 mm. Para chãos mais irregulares, rampas ou se também usas o teu patim para locomover-te, é melhor que as rodas sejam um pouco maiores, entre 53 e 56 mm.
53 seria portanto o diâmetro médio entre os dois casos, e por isso esta medida é das preferidas para o skate de rua.
Para rampas as medidas ideais são entre 56 e 60 mm, porque neste caso é interessante conseguir a máxima velocidade para atingir altura.
Em cruising (passear) as rodas grandes adaptam-se melhor a qualquer tipo de chão, oferecem maior velocidade e não é tão importante que o tamanho reste facilidade de manobra.
Em qualquer caso, lembra-te de que os trucks que uses limitam o tamanho das rodas que vás poder usar, porque se montas umas rodas muito grandes, sem usar bases, em trucks baixos, poderiam roçar a tábua no momento mais inconveniente, freando-se de vez e com um resultado provavelmente doloroso.
A dureza das rodas é medida pelo durometro.
Classificação de acordo com a dureza:
Existem várias maneiras de classificar as rodas de acordo com a dureza do uretano de que são feitas. A mais comum é a “escala A”, usada pela maioria das marcas de skate e a mais conhecida pelos skatistas. Quanto maior o número que acompanha essa letra, mais dura será a roda (101 A é mais dura que 95 A por exemplo).
Essa escala torna-se um pouco imprecisa para durezas a partir de 101 A, e por isso algumas marcas como Bones usam escalas diferentes ou adicionais, como a escala B ou a D. Para encontrar a correspondência entre uma escala de dureza e outra, Bones recomenda acrescentar 20 pontos ao valor de B para obter o valor que seria em A. Por exemplo, umas rodas 83B seriam como 103 A, e são muito mais duras do que as 101 A.
Como sempre, depende do uso que queiras dar-lhes e das tuas preferências. As rodas duras atingem maior velocidade, têm maior aceleração e menor aderência, mas são para uso em chãos lisos. As rodas moles adaptam-se melhor às irregularidades do terreno, têm maior aderência, mas são menos rápidas. Também são mais susceptíveis à abrasão e à deformação (os temidos “flatspots” dos que falamos mais para a frente).
As rodas tão moles usam-se quase exclusivamente para cruisers, porque adaptam-se perfeitamente a qualquer tipo de chão, e se vás passear, com elas vás ter menos inconvenientes com as pedrinhas e paralelepípedos mesmo que percas velocidade. Também são uma boa opção se vás gravar vídeos.
São um pouco mais rápidas que as anteriores, com uma aderência muito boa, mas não será tão difícil poder fazer alguns truques vez em quando ou conseguir um pouco mais de velocidade nos teus passeios.
Com uma velocidade razoável, um pouco de aderência, mas também com boa manobrabilidade para truques, estas são as durezas mais recomendadas para os principiantes. Servem tanto para skate de rua como para parques e mini-rampas.
São as preferidas pelos skatistas mais experientes. São mais rápidas e têm maior capacidade de aceleração, pelo que são perfeitas para um skateboarding mais técnico. No entanto, em chãos pouco lisos podem ser desconfortáveis.
As rodas de skate podem ter a parte do buraco central reforçada com um plástico mais duro que o resto da roda, para manter o rolamento no lugar. As que têm isto, chamam-se “core wheels”, e o resto são simplesmente standard ou “non-core”.
Cada roda pode ter uma forma diferente, com variedade de ângulos na curvatura do perfil e a largura da parte que fica em contacto com o chão. Um perfil mais liso ou até convexo resta peso à roda e evita que a curva do perfil não fique te incomode nos teus grinds e meios-fios. Quanto à superfície de contato com o solo, quanto maior ela for, melhor será a aderência e menor será a velocidade. E, pelo contrário, quanto mais estreita, maior aceleração.
Podes encontrar mais informação sobre as diferentes formas de rodas de skate disponíveis na secção de cada marca de rodas.
Normalmente as rodas são feitas de uretano, mas cada vez mais compostos estão a ser misturados para as tornar muito mais duráveis. O objectivo comum de todas as marcas é conseguir rodas sem pontos planos (desgaste de um dos lados).
Quando a roda deixa de ser redonda e já não gira tão bem como o primeiro dia, podemos dizer que tem um flatspot. Ocorre quando o material se desgasta por abrasão.
Isto pode acontecer, por exemplo, quando colocas as rodas perpendiculares à direcção em que te deslocas, que é o típico movimento de travagem.
As rodas de maior qualidade e dureza são as das marcas Rodas Bones, Rodas Element, ou Rodas Spitfire são quase impossíveis de deformar com um uso normal.
Na nossa loja de skate podes escolher entre centenas de modelos e marcas das rodas mais prestigiadas e profissionais da indústria tais como: Bones, Spitfire, Ricta Wheels, Santa Cruz Wheels, Powell Peralta, element, Oj Wheels, Jart Wheels.
Da nossa loja em Madri enviamos a todo Portugal continental: Lisboa, Sintra, Vila Nova de Gaia, Porto, Cascais, Loures, Braga, Matosinhos, Amadora, Almada, Oeiras, Gondomar, Seixal, Guimarães, Odivelas, Coimbra, Santa Maria da Feira, Vila Franca de Xira, Maia, Vila Nova de Famalicão, e muitos países da União Europeia: Espanha, França, Luxemburgo, Bruxelas, Itália, Alemanha, Holanda e também Reino Unido.
Jart é uma marca espanhola que nasceu no 2002 em Irún, Pais Vasco. Os irmãos Iraola (Igor, Ander e Iban) vêm de uma família dedicada à indústria da madeira, que, junto com a sua paixão pelo skate e outros desportos, os incentivou a criar as suas próprias tábuas de skate. Até então, a fabricação de tábuas era algo que era feito quase exclusivamente nos Estados Unidos, não havia grandes produtores na Europa.
Os três irmãos fizeram a sua primeira tábua na garagem, no ano 2000, e ao longo desses anos o negócio cresceu muito. Hoje eles têm a empresa de fabricação e distribuição chamada HLC Distribution, que fabrica mais de 20.000 tábuas por mês e, além de Jart, inclui outras marcas como Sk8Mafia, Habitat e Flip.
A Jart segue todas as directrizes de boas práticas ambientais, e não poderia ser de outra maneira, porque os donos conhecem bem as matérias-primas, os processos de fabricação e são fiéis aos seus ideais de cuidar do nosso planeta. O ácer que utilizam para as tábuas vem exclusivamente de florestas controladas nos Estados Unidos, e eles também dão importância ao fato de que o gerenciamento de resíduos durante o processo de produção seja sempre o mais adequado.
O icónico logótipo da marca são dois anéis concêntricos que representam os anéis de crescimento das árvores.
A fábrica de Jart está em Irun, Pais Basco. As tábuas são prensadas uma a uma para garantir a mais alta qualidade, e não massivamente como fazem outros fabricantes, porque podem ter defeitos de forma e côncavo.
O amplo catálogo de Jart é desenhado com um estilo de vida skatista sempre em mente. As suas tábuas são perfeitas para skaters de qualquer nível, desde iniciantes até os mais avançados. A marca tem uma grande variedade de côncavos para que todo o mundo possa escolher o grau de controlo que deseja ter na sua tábua. Também oferecem muitas medidas diferentes, de 7.25 para os miúdos, e até 9 polegadas para os amantes do pool.
Quanto aos desenhos, ao longo de todos os seus anos de história lançaram muitas séries diferentes, sempre caracterizadas por um toque de sobriedade e bom gosto. Navega entre as diferentes séries para descobrir quais são as tuas preferidas: Jart Logo, Jart Classic...
Rodas Skate Jart
A qualidade é garantida em tudo o que este grande fabricante produz. As rodas de Jart têm sua própria fórmula de uretano e o centro endurecido para oferecer maior velocidade e precisão. Estão disponíveis em tamanhos entre 50 e 55 mm e com várias opções de durezas diferentes. Os desenhos são semelhantes aos utilizados nas tábuas, sempre elegantes, sem falta de originalidade.
Jart fabrica rolamentos cromados de diferentes ABEC (Abec3, Abec5, Abec7). O cromo é um metal muito resistente à corrosão, graças ao qual os rolamentos ficam mais duráveis.
Actualmente, a Jart está a fabricar todos os seus rolamentos selados de um lado contra a sujeira. Do outro lado, eles têm um protector de borracha, que mantém tudo no lugar, mas ao mesmo tempo é muito fácil de remover para realizar a manutenção do rolamento. O retainer (peça que mantém as bolas separadas umas de outras) é de nylon 66. Todos estão lubrificados com óleo de alta velocidade.
Os skates completos Jart são de muito boa qualidade, fabricação europea e muito bom rendimento, e por isso servem tanto para começar a andar de skate com um patim perfeito, quanto para um skatista pro.
Todos os elementos (tábua, rodas, rolamentos) são da marca Jart, excepto os eixos que costumam ser sempre da grande marca Iron.
Além de uma ampla variedade de desenhos, a Jart oferece muitas opções nos seus patins completos, não apenas as mais básicas, como acontece com muitas outras marcas. Se já sabes o que gostas de patinar, podes fazer uma pesquisa mais específica e continuar a encontrar o teu skate perfeito da Jart, porque há completos com trucks altos e baixos, com rolamentos Abec 7, diferentes medidas de rodas, etc.
Uma das melhores coisas desta marca é que oferece-nos produtos de muito boa qualidade e com preços que estão nessas faixas:
Confere a secção de ofertas para encontrar o skate barato que temos disponível a cada momento, e graças à nossa política de preço mínimo garantido, podes ter certeza de que vás encontrar tábuas Jart baratas.
Como toda grande marca, a Jart Skateboards tem o seu próprio time de riders. Durante muito tempo contaram com Bastien Salabanzi. Actualmente é formado pelo alemão Mark Frölich, o francês Adrien Bulard, o mexicano Fernan Origel, Carlos Zarazua dos EUA, os espanhóis Carlos Neira e Sergio Muñoz, e como amateurs o brasileiro Roger Silva e o português Gustavo Ribeiro.
Aqui podes ver ao Bulard em acção, para muitos a estrela da equipa:
Nas séries de Jart há tábuas de tamanhos muito variados.
A mais clássica, Jart Classic, tem o logótipo em branco e o nome da marca, com o fundo em diferentes cores.
Há muitas outras séries com o nome da marca. Agora que conheces a sua história, vás entender que querem mostrá-lo com muito orgulho. Podemos vê-lo em vários estilos, como a série Acid com o fundo gradiente multicolorido, a série Futura, 3D...
Mas é claro que eles também têm desingns mais ousados, como a colaboração com a Playboy, ou a série Pool Before Death, que oferece tamanhos muito largos e oferece desenhos para todos os gostos.