Desde que os surfistas da Califórnia começaram a descer ladeiras sobre rodas décadas atrás, esta modalidade se desenvolveu muito. Qualquer coisa com rodas serve para divertir-se, mas há muitas disciplinas de longboard, e alguns são mais adequados do que outros de acordo com o que queiras praticar: cruising, carving, downhill, freestyle, dancing...
Se queres comprar o teu primeiro longboard e não sabes como decidir qual será o teu, continua a ler, explicamos-te o que necessitas saber para conseguir o ideal para ti.
Para começar deves descartar se o que queres é um skate. Se ainda tens dúvidas, podes ver aqui a nossa Guia Completa de Skate.
O longboard é mais apropriado para passear (cruising), descer ladeiras longas (downhill), imitar o surf e o esqui (carving), dançar e fazer giros acima da tábua (dancing/sidewalking) ou freestyle, o que queiras a cada momento! Podes usar os nossos filtros para ver os longboards mais específicos de cada estilo (os de downhill estão em cruising).
No geral, há muita variedade de formas e tamanhos. As medidas vão desde as 22 polegadas de comprimento atá as 47. Os materiais e o tipo de construção das tábuas também podem ser muito diferentes: lâminas de ácer canadiano (rígido e resistente), de bambu (leve e flexível), de oliveira, reforçados com fibra de vidro, etc.
São os longboards perfeitos para passear. Podem ser classificados principalmente pelo tamanho. Há cruisers muito pequenos, que são chamados Penny (pela marca que os popularizou) ou mini-cruisers.
Normalmente são de plástico, muito pequenos (ao redor das 22 polegadas de comprimento) e têm a vantagem de que são mais leves e mais fáceis de carregar na mão.
O resto têm tamanhos muito diversos. Inclusive há quem classifica os cruisers como algo intermédio entre os skates e os longboards, porque os pequenos não encaixam na definição do que seria um “longboard” (tábua comprida). Em Fillow podes encontrá-los incluídos na categoria de longboards pelo uso que fazemos deles, mais para andar do que para truques.
A diferença com os skates e o resto dos longboards é principalmente a forma da tábua. Há shapes muito variados, o mais comum é que não tenham côncavo, e que não tenham o nose levantado (parte frontal), e as vezes nem tail (parte traseira).
Os trucks também são pequenos normalmente, similares aos de um skate, mas quase sempre mais altos ou com bases, para permitir o uso de rodas grandes sem que estas cheguem a tocar na tábua.
As rodas são maiores que no skate, mas em bastantes modelos são menores do que em outros estilos de longboard, pu pelo menos com uma superfície de contacto com o chão mais estreita. É importante que as rodas sejam as mais apropriadas para o terreno no que vás usá-las, e para isso deves ter em conta a forma (pela superfície de contacto com o chão, quanto maior seja, mais aderência) e a dureza (durometer), que é medida na escala A ou B com um número maior para as rodas mais duras.
Se as rodas forem brandas, irão adaptar-se melhor a todo tipo de chão, mas irão alcançar menor velocidade. As duras são mais rápidas, mas menos confortáveis em chãos pouco lisos. Aqui tens uma tabela orientativa da relação entre as escalas de dureza:
A |
B |
100 |
85 |
95 |
81 |
90 |
76 |
85 |
71 |
75 |
62 |
Além destes conselhos, escolhe aquele do que mais gostares!
O carving é um estilo de patinar que também é chamado assim por exemplo em esqui. Consiste em avançar em zig-zag com o longboard. Para isso, são necessários que os trucks ofereçam suficiente manobrabilidade como para poder alterar a direcção somente com apoiar o peso do corpo sobre um lado e outro da tábua.
Também nesta categoria incluímos os surfskates, pensados para imitar o movimento da tábua de surf sobre as ondas, e que possas surfar o asfalto nos dias sem ondas. A tecnologia dos eixos de surfskate desenvolveu-se muito nos últimos anos. Na actualidade, o melhor rendimento é o que oferecem os trucks dos surfskates Yow, que também contam com a possibilidade de deixá-los fixos para usar o surfskate como um cruiser normal quando quiseres.
Como explicamos antes, downhill é a descida de ladeiras compridas, seja a passear, a esquivar obstáculos (“slalom”) ou à máxima velocidade possível. É a modalidade mais rápida, excitante e também a mais perigosa de todas as práticas com longboard, já que normalmente é realizada em estradas abertas. Pode ser um passatempo atrevido ou um verdadeiro desporto extremo, especialmente em corridas.
O comprimento da tábua varia muito (entre 37 e 43 polegadas). As mais curtas podem fazer que te sintas mais inseguro, são menos estáveis a grandes velocidades, mais por outro lado, as muito compridas são mais difíceis de maniobrar. Para esta modalidade o interessante é que a tábua seja fina e rígida, as opções flexíveis ficam descartadas.
Se estas a iniciar-te, vás agradecer a estabilidade que oferecem os longboards de tipo “drop through”. Estas tábuas têm os trucks montados ao nível da tábua, pelo que o centro de gravidade fica mais baixo.
Para nível intermédio e avançado, o mais recomendável é um longboard que tenha os eixos montados debaixo da tábua (“top mount”), porque são mais rápidos, oferecem melhor aderência nas curvas e é mais fácil frenar. Alguns têm recortes na tábua na zona perto das rodas para evitar que toquem nas curvas.
O downhill normalmente é feito em pé na tábua, com os joelhos dobrados a tentar reduzir a resistência contra o vento, mas também há quem o realiza deitado, com os pés na frente, que é a posição mais aerodinâmica e que oferece maior controlo sob a tábua. Esta segunda opção pode parecer mais atrevida, mas na verdade pode chegar a ser mais chata porque não consegues desfrutar tanto das vistas e o controlo é tanto que é bastante fácil.
A sensação de velocidade é incrível, mas os dados reais não são tão exagerados para o que estamos acostumados: 100 Km/h, ou até 128 se estas a tentar bater o recorde mundial. Lembra-te de que estás só, contra a vento e o chão, sem agua nem neve para parar uma possível caída. O capacete é imprescindível, e todas as outras protecções, muito recomendáveis.
Freestyle ou freeride ou slide ou como quiseres chamá-lo, porque afinal é só rodar à vontade. Dentro deste estilo incluímos o dancing, uma prática que está a ganhar muitos fãs. Consiste em fazer passos e giros acima da tábua ao mesmo tempo que esta avança.
Nesta modalidade o ideal é que a tábua seja rígida e bastante comprida (de preferência 38-42 polegadas). A largura é menos importante, geralmente têm relação com o comprimento e vai de 8.5 a 10.5 polegadas. Qualquer medida de entre estas será boa para ti.
Para conseguir a máxima estabilidade, podes optar por um longboard de tipo “drop platform”. Estas tábuas têm a parte de entre os trucks mais baixa, para conseguir um centro de gravidade mais baixo e portanto mais estável.
Para um dancing sem tropeços, ou se queres que o teu longboard seja o mais leve possível para carregá-lo, os de tipo “drop through” também são uma boa opção. São planos, o buraco resta-lhes um pouco de peso e também têm um centro de gravidade bastante baixo.
Quanto às rodas, as de bordes rectos são ideais para manter-te a avançar em linha recta facilmente se vás fazer dancing, mas para estilo livre recomendamos-te as de bordes arredondados, que facilitam os giros e manobras.
É difícil pensar numa marca de skate com a história e a importância que teve a Powell Peralta na existência do skateboarding.
A marca foi fundada por George Powell e Stacy Peralta em 1978 e a sua popularidade cresceu imensamente com o boom do skateboard nos anos 80.
Mas os inícios são muito anteriores, quando George Powell, engenheiro, começou a fabricar os seus primeiros skates no ano 57. Anos mais tarde, o seu filho pediu-lhe um skate e ele resgatou da garagem um dos seus antigos inventos... mas não convenceu muito ao miúdo, que disse que não rodava bem. Naquele momento, Powell começou a interesar-se novamente pelo skate. Viu o progresso que tinha ocorrido nas rodas com a utilização do uretano e começou a fabricar protótipos tanto de rodas quanto de tábuas.
No ano 76, Powell perdeu o seu emprego e foi morar na Califórnia para fundar a sua empresa de skates, em associação com Peralta, que era uma das pessoas que testava as suas criações.
No nosso catálogo contamos com tábuas de skate Powell Peralta e sempre vão estar disponíveis na nossa loja skate.
Graças à contínua melhora da sua tecnologia, uma grande equipa que representa a marca e testa os produtos, e a grande reputação e profissionalismo, podemos ter a certeza de que a Powell Peralta é uma das melhores marcas de skate que podemos encontrar no mercado.
Seja por coleccionismo ou por paixão pela marca, é raro que um skater puro não tenha pelo menos um dos seus modelos ou não tenha experimentado uma das suas tábuas.
Na Fillow podes comprar as melhores tábuas de skate clássicas de Powell com preços baixos e descontos. Graças às suas reedições temos a sorte de continuar a contar com elas e de poder oferecer-lhas na nossa loja. Temos tanto os shapes modernos como os old school, para todos os gostos.
Mostramos-te a seguir alguns dos seus desenhos mais populares, com certeza tens boas lembranças de algum deles ;)
• Tábua Powell Peralta Ripper
• Tábua Powell Peralta Caballero Ban This Dragon
• Tábua Powell Peralta Welinder Nordic Skull
• Tábua Powell Peralta Skull and Snake
• Tábua Powell Peralta Guerrero Mask
• Tábua Powell Peralta Skull and Sword
• Tábua Powell Peralta Vallely Elephant
• Tábua Powell Peralta Tony Hawk
E sempre contamos com skate Powell peralta completo, para que possas desfrutar a andar de skate com a melhor qualidade e com um skate já montado com as melhores peças.
As tábuas de skate de Powell de sempre, na sua forma tradicional, para os mais nostálgicos.
Nesta imagem podes ver algumas das que podes encontrar na loja. Se no momento não está disponível, podes contactar-nos e tentaremos conseguir-lha novamente para ti (sujeito à disponibilidade do fornecedor).
A fábrica de tábuas Powell oferece uma gama completa de côncavos, formas, tamanhos e gráficos com garantia de não delaminar.
A maioria das tábuas Powell-Peralta são feitas nos EUA na fábrica de Ventura, CA, utilizando ácer canadiano muito resistente dos EUA. Utilizam prensas de ar de baixa pressão AirLam concebidas para laminar 7 camadas de ácer da mais alta qualidade com cola de alta resistência e resistente à água. Cada tábua é lacrada contra a humidade com um acabamento acrílico semi-brilhante à base de água.
Há cinco anos atrás, Skate One começou a explorar a forma de melhorar a força e o desempenho dos skates e ver como poderiam ser melhorados. As tábuas Flight levam as melhorias que foram aprendidas nessa investigação, onde conseguiram tábuas de desempenho superior a um preço acessível.
As tábuas Flight são mais fortes que as de 7 lâminas, com apenas 1 ou 2 horas de utilização começará a apreciar a diferença entre uma tábua e outra. As tábuas Flight permitem-te fazer mais coisas do que as tábuas de 7 lâminas, tais como Ollies mais altos, curvas mais rápidas e a possibilidade de fazer truques mais facilmente e com uma resistência muito maior.
Em suma, as tábuas Powell Peralta com tecnologia Flight são:
Os testes realizados pela equipa de skate one indicam que estas tábuas Flight duram várias vezes mais do que as 7 lâminas de skate, o que as torna mais rentáveis para um skate de desempenho superior.
As tábuas reeditadas Powell Peralta são reproduções semelhantes das suas homólogas dos anos 80, com os gráficos e formas originais, o logotipo gráfico superior e o mesmo côncavo no nose.
Estas tábuas são feitas no México ou em Ventura na Skateboard factory e estão mesmo nas mãos de alguns dos artesãos que fizeram os originais há anos atrás.
Aqui tens uma tábua onde a Skate One explica os diferentes côncavos que utilizam no fabrico das suas diferentes marcas como nas tuas tábuas de Powell Peralta, minilogo, etc...
Tipos de côncavos de tábuas de Powell Peralta
K12
A double kick nose with extra deep concave that adds significant stiffness to a deck. This allows us to reduce a K12 deck’s thickness and weight without losing pop and response. It also features a steep, flat nose and tail. Maximum wheel base—14.50 inches. Non-symmetrical nose to tail.
K15
A double kick nose with deeper, smoother concave, longer wheelbase, concave kick on nose and tail and a scoop tail for a more secure foot placement without feeling trapped. A big boy version of the K12 allowing all terrain ripping with the stability of a longer wheelbase. Less wheel bite because the steeper concave goes out to the edge of the board. Maximum wheel base—15.75" Non symmetrical nose to tail.
K16
This is like our K12 with a shorter wheelbase for smaller skaters. Maximum wheel base—12.25 inches. Non-symmetrical nose to tail.
K20
Mellow double kick concave with great foot feel between the trucks. The lower nose and tail angles allow for flatter, leveled-out pops, for shove-it and flip tricks. The mellow middle enables you to catch your board with the whole bottom of your foot instead of just your toes and heels, helping to eliminate the flapping that can occur with feet-off-the-board tricks.
K21
Stretched K20 concave to allow for a longer 15” - 15.5” wheelbase.
FK1
A flat board, with some rocker and a kick tail. Maximum wheel base—29.0 inches. Non-symmetrical nose to tail.
Classic Single Kicktail
Flat nose with a classic single kicktail
SP3
Spoon Nose III, A reissue of the classic Powell-Peralta golden age mold we made the original Bone Brigade’s decks from. A spoon nose kick tail with slight concave on the kick tail intended for making 10" x 30" style decks. Maximum wheel base—17.25 inches. Non-symmetrical nose to tail.
Adjuntamos también su tabla de medidas por si os puede servir para ver cual puede ajustarse mas a vuestro estilo de patinar.
Name | Nose / Tail | Width (Max) | Center Concave | Angle / Tail | Angle / Nose | Radius / Tail | Radius / Nose | Wheelbase (Max) |
K7 | Deep | 9.00" | Shallow | 20º | 20º | 6.00" | 6.00" | 14.75" |
K8 | Deep | 9.00" | Shallow | 20º | 20º | 8.70" | 8.30" | 14.75" |
K12 | Medium | 9.00" | Deep | 19º | 20º | 7.00" | 7.00" | 14.50" |
K15 | Medium Deep | 10.00" | Deep | 21º | 22º | 7.00" | 6.30" | 15.75" |
K16 | Medium Deep | 9.00" | Deep | 19º | 21º | 7.00" | 6.70" | 12.75" |
K19 | Medium Deep | 9.00" | Medium | 20º | 22º | 6.30" | 5.70" | 15.25" |
K20 | Subtle/Slight | 9.00" | Medium Deep | 18º | 18º | 7.00" | 7.00" | 15.25" |
K21 | Medium | 10.00" | Deep | 19º | 18º | 8.30" | 8.30" | 15.75" |
FK1 | Flat | 9.50" | Flat | 18º | N/A | 11.00" | N/A | 28.75" |
Classic Single Kicktail | ||||||||
SP3 | Deep | 10.50" | Medium | 22º | N/A | 12.00" | N/A | 20.75" |
Se desejar saber as medidas exactas das diferentes formas das tábuas de Powell em pó, por favor não hesite em contactar-nos.
No ano 79 foi fundado a lendária equipa Bones Brigade. Com certeza um dos times de skate mais incríveis de todos os tempos e que mais conduziu o skateboarding a o que ele é hoje em dia.
Alguns dos membros que formaram parte do time hoje são grandes figuras como Tony Hawk, Steve Caballero, Ray Barbee, Mike McGill, Colin McKay, Rodney Mullen, Guy Mariano, Danny Way, Bucky Lasek, Tommy Guerrero e um longo etc.
Muitos de entre eles são fundadores de outras marcas actuais de skate como por exemplo Almost, Plan B, World Industries, etc.
Uma das chaves do sucesso, além da qualidade dos riders, foi a edição dos vídeos da marca, que significou uma revolução total no momento, tanto quanto aos truques como por causa da edição, a música, etc. Alguns títulos famosos são Public Domain, Ban This, Future Primitive.
Além das tábuas, Powell diversificou-se e criou a divisão de Rodas e a marca Bones também com rodas e rolamentos que, sem dúvidas, possivelmente seja a marca com mais sucesso no mercado destes dois produtos.
Ao longo dos anos que passaram juntos, criaram tábuas e desenhos que são míticos na indústria e, para que não caíssem no esquecimento, George e Stacy voltaram a unir forças para realizar reedições, com os seus famosos re-issues, para dar às novas gerações a oportunidade de desfrutar de desenhos tão populares como o Winged Ripper, Skull & Sword, Nordic Skull de Wellinder, Skull & Snake de McGill, e os mundialmente conhecidos desenhos de Tommy Guerrero da faca em chamas, os dragões de Caballero e, é claro, os de Tony Hawk.
Nos anos noventa apareceram muitas empresas novas e as grandes marcas de sempre como a Powell Peralta sofreram com esta alteração no mercado. No ano 91 Peralta saiu da companhia e a empresa chama-se Powell Corporation desde então.
Conseguiram superar anos difíceis, tanto é assim que hoje em dia Skate One é uma das maiores e mais importantes distribuidoras do mundo, com marcas como Powell, Powell Peralta, Bones, Mini Logo, etc.
A loja de Powell Peralta Online. Na tua loja de skate preferida temos os melhores artigos da marca de skate por excelência. Se estás à procura de tábuas powell peralta em Portugal, este é o teu lugar. Também podes encontrar aqui a lendária powell t shirt em diferentes modelos e cores.
Os skates completos powell peralta são o produto estrela para oferecer como prenda, pronto para ser usado e desfrutar do skateboarding com a melhor marca.
Na Fillow contamos a cada temporada com uma ampla gama de material de Powell Peralta, sempre com o preço mínimo garantido e entregues em 48h.