(0)
0,00 €

Guia Trucks de Skate

Este pequeno guia pretende apenas dar informação aos skaters que estão a começar e têm dúvidas ao escolher por primeira vez uns trucks de skate.



Uma vez mais, o ideal seria poder experimentar vários trucks e decidir com qual deles se está mais confortável, já que, ao fim e ao cabo, a escolha do material de skate é algo pessoal e em que influenciam vários factores como: marcas, orçamento, experiências anteriores, nível do skater, modalidade que pratica, etc...

Mas para quem está a começar e não tem nenhuma referência, este texto pode ajudar-vos na primeira escolha.


Partes do Truck

Os trucks de skate são as peças metálicas que unem as rodas à tábua. Embora essa seja a sua principal função, também são usados para realizar diversos truques ao “grindar” com eles sobre obstáculos.

O truck está composto pelas seguintes partes:

Base (Baseplate): Como o nome indica, é a base do truck. É a parte que se une com a tábua e vai aparafusada com quatro parafusos que serão a base de suporte.

Hanger: É a parte mais visível e grande do truck. É onde o truck contacta com os obstáculos quando fazes “grind”.

Kingpin: O kingpin é o parafuso central de grandes dimensões, que faz com que as diferentes partes do truck se mantenham unidas.

Axle: É o cilindro metálico que está metido dentro do Hanger e onde se colocam as rodas.

Gomas (Bushings): São as borrachas que amortizam e oferecem resistência quando fazes viragens.

Os bushings vêm com diferentes durezas para que cada skater possa encontrar o seu ponto de resistência preferido ao fazer viragens.

As borrachas duras normalmente são preferidas para fazer truques na rua ou em rampa onde não faças viragens de forma rápida, já que oferecem uma maior estabilidade, enquanto que as mais suaves usam-se quando se quer ou se precisa de uma maior libertade e rapidez nas viragens.

Os bushings estão compostos por duas borrachas em cada truck.

Pivot Cup: O pivot cup é uma pequena parte do truck que tem uma importante função e sempre tem que estar em bom estado.

É uma espécie de cone de borracha que está metido no buraco da base do truck onde encaixa o hanger.

Se esta peça se desgasta, o truck começa a ter uma grande folga e torna-se instável.

Risers: Os risers ou alças são peças opcionais que normalmente não vêm incluídas com os trucks.

São peças de plástico ou borrachas que têm umas medidas similares à base dos trucks e se encaixam entre a base e a tábua.

A sua função é elevar a altura do truck ou absorver os impactos e vibrações.

Existem as que aumentam a altura do truck (risers), para que possamos usar rodas de maiores dimensões evitando o “wheel bite”, que é quando a roda roça na tábua em viragens pronunciadas. Por outro lado estão as que simplesmente absorvem os impactos e vibrações (shockpads). Neste caso, são de um tamanho muito fino e geralmente de borracha, de maneira que não modificam praticamente a altura do truck.

Como dissémos, é uma peça opcional e muitos skaters não usam risers nos seus trucks.


Pontos a ter em conta no momento de escolher uns trucks.


Material

O material de que está fabricado o truck influencia principalmente o peso e a dureza do mesmo.

Para fazer truques técnicos, sempre será mais fácil manobrar uns trucks leves, enquanto que se só queremos o skate para nos deslocarmos, o peso não influencia praticamente nada.

A maioria dos trucks standard utilizam ligas de alumínio para a base e hanger e aço para o axle.

Nos trucks de gama mais elevada utilizam-se diversos materiais como magnésio ou titânio, que fazem com que o peso do truck baixe consideravelmente mantendo a sua resistência, na medida do possível.


Altura

A altura do truck refere-se ao espaço entre a base e o hanger. Esta altura fará com que a tábua esteja mais perto ou afastada do chão e determinará que medida de rodas se pode usar sem que roçem com a tábua em viragens extremas.

Normalmente as marcas classificam os trucks entre baixos (Low), médios (Mid) e altos (High).

Trucks Baixos (Low)

Os trucks baixos são os preferidos para andar na rua e fazer truques técnicos (flips, etc...). Estes trucks fazem com que o centro de gravidade do skate esteja mais baixo e seja mais fácil manobrá-lo no momento de fazer truques.

Com estes trucks usam-se rodas de tamanho médio-pequeno.

Trucks Médios (Mid)

São trucks que servem um pouco para tudo. Funcionam bem se vais usá-los em diferentes ambientes... rua, skatepark ou simplesmente para deslocar-te.

Permitem levar rodas de tamanho médio.

Trucks Altos (High)

Ideais para usar rodas de tamanho grande (a partir de 57mm). Muito usados para cruisers, para deslocar-se pela cidade ou para usá-los simplesmente em rampa com rodas grandes.


Largura

A largura do truck é muito importante e está condicionada pelo tamanho de tábua que usemos, já que não queremos que as rodas sobressaiam da tábua nem que fiquem demasiado para dentro.

Por isso, sempre devemos usar uma medida de trucks de acordo com a largura da tábua.

Muitas vezes, a largura do truck confunde, já que algumas marcas nomeiam os seus trucks com a medida do hanger e outras medem o truck inteiro. E ainda, para complicar mais, algumas medem em polegadas e outras em milímetros.

Aqui tens uma tabela que resume, de modo geral, as diferentes medidas usadas e as medidas de tábuas que se recomendam em cada caso.

É uma tabela de referência e pode haver variações de acordo com preferências pessoais.

Também podes ver as principais marcas que usam determinada medida.


Como podes ver na tabela, há principalmente quatro formas de nomear os trucks.

A forma mais utilizada é a medida do hanger em polegadas, portanto na nossa secção de trucks podes filtrar os trucks por 5.0, 5.25, etc...

Independent nomeia-os com a medida do hanger em milímetros (embora não seja completamente exacta) e 129 equivale a 5.0 e 139 equivale a 5.25, mais ou menos.

Thunder nomeia-os com uma medida própria na qual 145 equivale a 5.0, 147 equivale a 5.25 e 149 equivale a 5.5

Conselhos gerais:

Se estás a escolher os teus primeiros trucks, o primeiro que tens que ter em conta é que a largura esteja de acordo com a tábua que tens.

De seguida, vem a altura, dependendo do uso que lhe vás dar e do tamanho das rodas.

É recomendável, se estás a começar a praticar skate, que escolhas uns trucks básicos e de um preço económico, já que no princípio, não vais notar muita diferença na leveza do material que normalmente faz com que o preço suba bastante. 

As marcas com que trabalhamos na Fillow são marcas especializadas em skate, logo todas oferecem boa qualidade e rendimento.


E, por último, já sabes que se tens alguma dúvida não hesites em contactar-nos.