Nesta guia vamos tentar explicar as diferentes tecnologias utilizadas pelas diversas marcas para a fabricação das tábuas de skate.
7 Lâminas (7 PLY)
É a construção standard e a mais utilizada pelos fabricantes. Consiste em sete lâminas coladas entre si até formar a espessura completa da tábua.
O material mais utilizado é o ácer. O de melhor qualidade é o canadiano, pela sua alta resistência e porque permanece reto quando seca. Outras madeiras comumente usadas são bétula e bambu (leves e flexíveis).
Ao longo dos anos admitiu-se a conclusão de que sete lâminas é a quantidade ideal, porque mais lâminas proporcionam mais durabilidade mas ao mesmo tempo são mais pesadas e menos flexíveis e um menor número de lâminas dá como resultado lâminas frágeis demais.
A utilização do ácer canadiano converteu-se num standard, porque é uma madeira muito forte e duradoura e ao mesmo tempo é muito abundante e com um custo de produção muito baixo.
Marcas que utilizam esta tecnologia: Todas as marcas dispõem de tábuas fabricadas desta forma.
Após anos de investigação, a tecnologia P2 converteu-se numa das mais eficientes na fabricação de tábuas de skate.
Esta tecnologia consiste em substituir uma das sete lâminas de ácer canadiano por uma lâmina ovalada de fibra de Kevlar, que da suporte às outras seis lâminas.
Esta lâmina faz com que a pressão seja distribuída ao longo de toda a tábua, contribuindo a uma maior durabilidade e resistência.
As tábuas que utilizam a tecnologia P2 são muito mais finas, mais leves e a capa de fibra tem uma espécie de “efeito mola” que dá um pop muito maior.
Marcas que utilizam esta tecnologia: Mystery, Toy Machine, Habitat, Plan B, Creature, Skate Mental, Santa Cruz, Flip, Zero.
A tecnologia Impact combina lâminas de ácer com discos de fibra de carbono.
Classifica-se em três níveis:
A tábua é construída com oito lâminas de ácer com dois discos de fibra de carbono na zona dos trucks, que é a parte que sofre maior stress.
Com isto a tábua fica mais robusta e com maior durabilidade.
Neste nível, a fabricação é igual à Impact Support, mas acrescenta uma capa de fibra de carbono com forma ovalada, na parte superior.
São tábuas mais robustas, com mais durabilidade e um maior pop.
Neste nível de acabamento, utilizam-se somente sete lâminas de ácer e dois discos de fibra de carbono na parte dos trucks. Além disto, a última lâmina de ácer é substituída pot uma lâmina inteira de fibra de carbono.
O resultado é uma das tábuas mais resistentes e duradouras do mercado, e um dos maiores pops ao mesmo tempo.
Marcas que utilizam esta tecnologia: Almost, Enjoi, Cliché.
A tecnologia Resin é a mesma das sete lâminas de ácer, mas a cola usada para uni-las é diferente. Usam resina exposy, que pode ser usada em menor quantidade porque é muito mais forte. Existem duas classes; Resin-7 e Resin-8.
Utiliza 7 lâminas de ácer canadiano coladas com Exposy e, como é necessária em menor quantidade, a tábua fica mais leve que as tradicionais de sete lâminas.
Utiliza 8 lâminas de ácer canadiano, e não somente sete. Como é necessária menos quantidade de cola ao usar Exposy, estas tábuas de oito lâminas pesam igual que as tradicionais de sete. O resultado é uma tábua muito mais resistente com o mesmo peso.
Marcas que utilizam esta tecnologia: Almost, Enjoi, Cliché.
Esta é provavelmente a tecnologia mais evoluída e cara do mercado.
Na construção deste tipo de tábuas cria-se uma espécie de tábua de fibra de carbono acolchoada dentro da própria tábua. A tábua interior é extremadamente leve e quase tão dura como o metal. Esta tábua funciona como coluna vertebral e faz com que seja a tábua mais resistente que há actualmente.
Ao mesmo tempo, reduz o peso e aumenta a rigidez da tábua, especialmente nos laterais, pelo que responde muito mais rápidamente que as tábuas convencionais, dando como resultado flips muito mais rápidos e precisos.
Marcas que utilizam esta tecnologia: Almost.
Utiliza a mesma tecnologia que a Featherlight Helium mas acrescenta uma lâmina de fibra de carbono ovalada, e utiliza resina exposy. O resultado é uma tábua mais leve e muito dura.
Marcas que utilizam esta tecnologia: Element.
Estre as lâminas de madeira, a tábua tem cinco câmaras de ar patenteadas que reduzem bastante o peso sem restar dureza.
Marcas que utilizam esta tecnologia: Element
Utiliza lâminas de madeira muito finas e acrescenta uma de fibra de vidro. São provavelmente as tábuas mais finas do mercado. A lâmina de vidro faz com que a pressão seja repartida pela tábua, aliviando os pontos por onde quebra-se mais frequentemente. Ao mesmo tempo, acrescenta uma tensão predeterminada para conseguir que a tábua tenha um pop muito maior.
Marcas que utilizam esta tecnologia: Element.
Consiste em uma construção standard com sete lâminas de madeira, mas com um côncavo suave e ângulos pouco marcados em nose e tail. Também aumenta a parte lisa atrás dos trucks, para conseguir ollies e nollies de resposta mais rápidas
Marcas que utilizam esta tecnologia: Element.
São tábuas pensadas para os riders mais jóvens. Baseadas na tecnologia featherlight, são as tábuas mais leves e finas da marca.
Marcas que utilizam esta tecnologia: Element.
Como o próprio nome já indica, “armadura leve” é uma construção com o objectivo de conseguir uma tábua muito resistente ao mesmo tempo que leve. Com este fim, acrescenta uma lâmina de carbono na metade da tábua que da uma rigidez altíssima sem apenas aumentar o peso.
Marcas que utilizam esta tecnologia: Darkstar
Esta tecnologia tenta emular os ligamentos que unem os músculos do corpo humano. As tábuas que usam “ligament” têm uma ampla banda de polímero no meio da tábua que é muito forte e flexível, e consegue que até com a tábua partida, as partes continuem unidas o tempo suficiente para terminar o truque. Estas tábuas têm o mesmo peso que as tradicionais de sete lâminas, mas têm muito mais pop e mantêm a rigidez por mais tempo.
Marcas que utilizam esta tecnologia: Powell Peralta
Esta técnologia utiliza lâminas de espessuras diferentes para fabricar a tábua. As lâminas do núcleo são mais grossas e as externas mais finas, conseguindo uma maior estabilidade e um maior pop pelo efeito mola.
Marcas que utilizam esta tecnologia: Plan B
É o nome que utiliza Santa Cruz para referir-se à sua construção standard de sete lâminas de madeira.
Marcas que utilizam esta tecnologia: Santa Cruz
Para conseguir uma rigidez extra e mais duradoura na fabricação destas tábuas, às seis lâminas de ácer acrescenta-se uma lâmina superior de fibra.
Everslick
Essa tecnologia da marca Santa Cruz consiste na construcção normal das tábuas, com sete lâminas da melhor madeira de ácer, mas com uma camada termoplástica no final (acima do desenho), chamada “everslick”. É um material incrívelmente deslizante que te ajudará nos teus truques e também protegerá o desenho para que esteja ótimo por mais tempo.
Marcas que o utilizam: Santa Cruz
Flight
Lembras-te de ter visto um vídeo no que um carro passa por cima de um skate e a tábua não quebra? Era a apresentação desta tecnologia.
As tábuas Flight TM de Powell Peralta usam ácer canadiano com fibras reforçadas, uma estrutura muito cuidada e a melhor resina epóxi.
O resultado é uma tábua mais fina, muito mais resistente, e com um pop praticamente eterno, que não desaparece quando à medida que a prancha envelhece. Têm uma maior resposta e maior snap, pelo que vás conseguir mais altura nos teus ollies. Duram várias vezes mais do que uma tábua com tecnologia básica, e têm um nível mais alto de desempenho.
Marcas que o utilizam: Powell Peralta
As tábuas com tecnologia VX são feitas de 5 lâminas de ácer norte-americano duro e reforçadas com duas capas de material de tecnologia Quad X, patenteado pela Santa Cruz. Esta construção consegue que as tábuas Santa Cruz VX sejam mais finas, leves e resistentes, e graças à tecnologia Quad X, têm um pop mais durável.
Marcas que a usam: Santa Cruz.
Continuar a Comprar
Ir a Página Inicial.