(0)
0,00 €

Como conseguir um patrocinador de skate

O que tenho de fazer para conseguir um sponsor

A forma como os skaters se convertem em skaters profissionais, e a forma como conseguem um patrocinador, tem mudado muito nos últimos anos. Com a chegada das redes sociais e do YouTube, bem como a grande quantidade de concursos de skate, as marcas de skate e as lojas de skate mudaram a forma de abordar o patrocínio.

Dito isto, os skaters também evoluíram na forma como pedem para ser patrocinados ( acabou-se o envio de VHS por correio 😉 ) e há uma série de formas pelas quais as marcas descobrem skaters talentosos dignos de patrocínio.

Neste guia, explicamos “Como converter-se num skater patrocinado” para que possas obter o teu primeiro patrocinador e começares a receber equipamento de skate grátis.

Além disso, revisaremos:

O que significa ser um skater patrocinado?

O patrocínio na era actual tornou-se um termo ambíguo em comparação com os anos anteriores.

Aqui estão alguns pilares do que significa ser um skater patrocinado:

Apoio

Na sua definição mais simples, ser um skater patrocinado é quando uma loja ou marca lhe envia produtos gratuitos para os promover. Por outras palavras, torna-se associado a essa empresa como uma espécie de embaixador.

Por outras palavras: enquanto andas de skate, entras em competições ou filmas spots de skate, usarás as suas roupas, ou usarás o seu equipamento de skate ( tábuas, trucks… o que quer que seja) ou levarás o seu logótipo de alguma forma, e serás um embaixador da marca, ou um outdoor móvel ;-P

Geralmente, os skaters “adoptam a personalidade” da equipa de skate do seu patrocinador, o que contribui para o nicho de marketing ou para a marca global da empresa. Por exemplo, quando Tony Hawk criou a Birdhouse ou Paul Rodriguez criou a Primitive Skateboarders eles tiveram muito cuidado na escolha dos riders da sua equipa, pois eles acabariam por ser a IMAGEM das suas MARCAS.

Produtos grátis

Mas e o material?

Ao patrocinar, as marcas ou lojas de Skate dão material de patrocínio, geralmente material de Skate: tábuas grátis, rodas grátis, trucks e rolamentos grátis… e normalmente vêm juntos com roupas para usar durante uma competição ou filmagem de um clipe de Skate.

Todos os skaters profissionais necessitam de ser patrocinados porque à medida que a sua habilidade aumenta, também aumenta o desgaste do material de skate. A duração de uma tábua para nós é entre 3 e 9 meses se andamos muito, e em alguns casos, uma boa tábua pode durar até um ano, enquanto que para um skater profissional é normalmente de alguns dias e, considerando que cada tábua custa normalmente cerca de 60 euros, após um ano ele teria de gastar muito dinheiro. A esses níveis, é necessário ter um patrocinador para ajudar com o material.

Contudo, como veremos na próxima secção, os skaters de hoje em dia são patrocinados por muitas empresas diferentes, desde refrigerantes e barras energéticas a qualquer marca que invista no marketing de skate.

Juntamente com as redes sociais, isto criou uma mudança drástica na forma como os skateboarders costumavam ser patrocinados.

O vídeo para pedir patrocínio

Esta é provavelmente a parte mais importante quando se quer pedir a uma loja ou marca para o patrocinar. Tem de se preparar bem e dar o seu melhor, em cerca de 2-3 minutos tem de mostrar todas as suas capacidades de skate. Digamos que é uma espécie de audição que mostra a capacidade do skater para criar conteúdo e andar de skate nas ruas.

Há que preparar-se bem. Organiza-te: ensaia os truques que vais executar antes de filmares. lembra-te, és só tu e o teu skate, certifica-te de que o teu material de skate está em boas condições quando fores filmar. Se precisares de uma nova tábua, trucks, rodas, rolamentos… podes dar uma vista de olhos na nossa skate shop online, Fillow, e obter o melhor equipamento sem gastar uma fortuna, garantimos o melhor preço.

Agora damos algumas orientações para criar o teu próprio “vídeo de patrocínio”, imprescindível para que os sponsors o tenham em conta:

É aconselhável que o vídeo dure apenas 2-3 minutos, não mais, os vídeos que são demasiado longos normalmente nem sequer são vistos. Neste tempo tens de mostrar tudo o que sabes fazer, e é melhor que a maior parte seja gravada na rua, no máximo se quiseres, podes combiná-la com alguns segundos de concursos em que participaste, mas a rua é o que eles normalmente procuram. Normalmente não utilizam filmagens gravadas no parque de Skate.

NÃO usar música: a habilidade do skater é a única coisa que importa, eles não olham para o nível de montagem do vídeo.

Não usar câmara lenta: outra questão que tem a ver com a edição e que só distrai a habilidade do skater e é uma perda de tempo num vídeo de 2-3 minutos.

Agora que já tens o vídeo, tens que o fazer chegar às marcas…

Mas primeiro, vamos rever os diferentes tipos de patrocínios de skate para que saibas exactamente para quem e para onde enviar o teu vídeo de patrocínio.

Quais são os diferentes tipos de patrocínio?

Skate Shops: O primeiro patrocinador de um skater é normalmente uma loja de skate. É possível que os chefes de equipa te vejam numa competição local e te peçam o teu vídeo de patrocínio. Ou podes enviá-lo tu próprio, para ver se estão interessados em patrocinar-te. A maioria das lojas de skate tem as suas próprias tábuas e t-shirts. E estes serão os primeiros produtos gratuitos que receberás quando tornares-te um skater patrocinado por uma loja.

Social Media Endorsements: Muitos dos principais skaters desprezam os apoios das redes sociais quando não são oferecidos por marcas de skate, no entanto, pode ser uma oportunidade de ganhar um rendimento com a publicidade. Se não te importares de ser etiquetado como ” skater das redes sociais”, podes decidir apoiar marcas que querem skaters para o seu marketing (mesmo que não tenham nada a ver com o mundo do skate) e entretanto, para além de receberes algum dinheiro, aproveitas a oportunidade para aumentar os teus seguidores de rrss.

Patrocínio de Flow: O patrocínio de Flow é um dos momentos mais emocionantes para um skater talentoso. Significa que a empresa ou marca está a comprometer-se com a possibilidade de fazer de ti um activo real para a sua equipa de skate. Todos os profissionais de hoje em dia foram Flow para alguma marca numa altura ou noutra. Ser Flow significa basicamente que receberás alguns produtos gratuitos e serás convidado a filmar vídeos e a fazer viagens de skate. Embora ainda não sejas pago com cheque, receberás gratuitamente imagens de skate e isto já é um êxito!

Patrocínio de aficionados: O título de Amateur Sponsorship pode parecer um pouco confuso, uma vez que normalmente nesta altura estás a receber os primeiros cheques de um patrocinador mas ainda não podes ser considerado um skater profissional. Contudo, quando se é um Amateur Sponsorship, já és um ponto fulcral da equipa de skate e tens o potencial para te juntar aos PRO. Estarás também a andar de skate a tempo inteiro qualificando-te para competições de Skate Amateur.

Pro Skater: Este é o sonho de todos os skaters. Um dia ter o teu nome no fundo de uma tábua ou na lateral de um par de sapatilhas (em Fillow podes encontrar todas as tábuas PRO Model das grandes marcas de skate). Alcançar este ponto significa estar qualificado para competir em competições profissionais, bem como poder ganhar a vida com o skateboarding. Converter-se num Pro é a consagração das habilidades no skate, mas também da comercialidade e personalidade.

Para se converter num skater profissional, é necessário mais do que apenas ter habilidade em skate; significa também conhecer profundamente a indústria do skate na sua globalidade.

Como converter-se num skater patrocinado

Gostaríamos de dizer que conseguir o patrocínio é fácil, mas não é. E é ainda mais difícil manter o patrocinador uma vez que o obtenhas, para não falar o complicado que é escolher o patrocinador certo, pois pode fazer ou desfazer a tua carreira no skate.

Para começar:

Melhora as tuas habilidades: Praticar skate, praticar skate e praticar skate! Aperfeiçoar as tuas habilidades é o primeiro e mais importante passo para te tornares um skater patrocinado. O facto de teres começado a andar de skate em idade jovem ou de teres conseguido o teu primeiro kickflip quando eras um bebé, não garante que tenhas as habilidades necessárias para seres patrocinado. Pratica skate em todos os skate parks diferentes que puderes para obteres habilidades para andar de skate em todos os diferentes locais que encontrarias nas ruas ou num skate contest.

Inscreve-te em concursos: Em cada concurso em que participes, mais lojas ou marcas de skate terão a oportunidade de te ver e reparar nas tuas habilidades. Há sempre marcas de skate e gestores de equipas em concursos de skate. Inscreve-te no maior número possível de concursos de skate. Não gostas de competições? Então sai para a rua e acúmula o máximo de vídeos possíveis. Grava-te na rua.

Vídeo do Patrocínio: [Ver acima] O teu vídeo é o activo mais importante para te converteres num skater patrocinado. É por isso que tem a sua própria secção acima.

Enviar a patrocinadores de prospecção: Assim que tiveres o teu vídeo de patrocínio, começa a contactar os patrocinadores dos teus sonhos. Antigamente, os skaters tinham de enviar literalmente uma fita VHS para uma marca ou empresa. Com o LinkedIn, e-mails e redes sociais, há muitas formas de te conectares com um team manager das marcas de skate. Obviamente, como são tão fáceis de alcançar, haverá muitas pessoas a fazer o mesmo que tu… é por isso que o teu vídeo tem de se destacar do resto, não por o teres filmado bem, mas pelas tuas extraordinárias habilidades, (há muitas pessoas, e muito boas, no mundo do Skate, à procura da sua oportunidade), além de que terás de ter sorte por que eles vejam o teu vídeo, mas é a única maneira. Assegura-te de que segues as normas para vídeos de patrocínio que te indicamos e vai em frente! Tem paciência, insiste, sê resistente, não desistas… Nunca se sabe.

Redes sociais: ” Aposta forte nas redes sociais” é o que disse Shane O’Neill, um dos mais talentosos skaters profissionais do mundo, durante uma entrevista. As redes sociais permitem subir conteúdos de tamanho reduzido e mostrar aos potenciais patrocinadores que não és apenas um skater talentoso, mas um trunfo valioso para a sua estratégia de marketing. Mas tem muito cuidado, as redes sociais são uma espada de dois gumes: tem cuidado com a forma como te comercializas nas redes sociais, seria bom evitares transformar-te num “skater das redes sociais” e assim distanciares-te das principais marcas de skate. E o mais importante: estar consciente da imagem que se dá e tentar compreender como ser um membro saudável da comunidade de skate on-line. E acima de tudo: nunca falar mal de ninguém.

E se tudo o resto falhar:

Cria a tua própria empresa: Porquê esperar para ser patrocinado? Tantos skaters incríveis, desde Tony Hawk a Rodney Mullen, criaram as suas próprias empresas. É uma óptima forma de apoiar outros skaters e de ter uma saída infinita para a expressão criativa.

O que procuram os patrocinadores num skater?

Habilidade: Obviamente, a primeira e mais importante razão pela qual os patrocinadores reparam num skateboarder é a sua habilidade (e estilo). É por isso que é imperativo aperfeiçoares as tuas habilidades e aprenderes os melhores truques e os truques mais difíceis possíveis.

Skaters de competição: As competições de skate sempre ajudaram a dar nas vistas. Mas agora, com os Jogos Olímpicos, o skate de competição assumiu um novo significado de marketing. Se estiveres à procura de patrocínio, compete no máximo de concursos de skate possíveis.

Street Skaters: Podem pensar que os concursos de skate são o marketing mais importante, mas o skate de rua continua a ser o aspecto mais importante para ser um skater patrocinado. A razão? Porque os skaters reais e as marcas de skate julgam um skater pelos seus vídeos de street. O que os leva a ser os seus skaters profissionais favoritos e, consequentemente, a gastar dinheiro naqueles modelos exclusivos de tábuas ou sapatos dos seus skaters favoritos. Por exemplo, se se tratasse de música, pensem nos contests como um concerto de um artista e os vídeos de street como os seus álbuns.

Comercialização: Ainda que no primeiro momento as tuas habilidades e as partes do vídeo te façam notar e entrar numa equipa, mais tarde, para te tornares um profissional ou continuares patrocinado durante muito tempo, terás de ser rentável, tal como em qualquer outro trabalho. A indústria do skate é movida por decisões comerciais, não vão manter na equipa um skater que não seja rentável a nível de marketing. Os patrocinadores querem alguém com grandes capacidades de comercialização, tal como em qualquer desporto ou negócio. É por isso que nunca deves ter medo de ser tu mesmo ou de silenciar a tua singularidade. Não é fácil, conseguir ter personalidade e, ao mesmo tempo, encaixar com a equipa e os valores da marca.

Adaptação à equipa: Alguns simplesmente não conseguem relacionar-se com os seus colegas de equipa e, por esta razão, perderam uma oportunidade. Portanto, sê humilde e sê tu próprio.

Material de Skate

Na nossa loja online, Fillow, encontrarás todo o material necessário para progredir no skate, tábuas, trucks, rodas, rolamentos, parafusos, protecções, acessórios… ao melhor preço, e com entrega em 48/72 horas.

Mantém-te actualizado sobre o skateboarding

Convidamos a manter-te em contacto com Fillow, seguindo-nos no Facebook e Instagram para as últimas notícias e novidades sobre skateboard.

Tags: , , , ,
Posted in Fillow, Notícias Skate, Novidades Fillow
[wdgpo_plusone] Pin It

Comments are closed.