(0)
0,00 €

Os 15 melhores skaters de todos os tempos

Na tua opinião, quem é o maior skater de todos os tempos?

É uma pergunta complicada, no entanto neste artigo vamos divertir-nos a tentar fazer um TOP 15 das maiores lendas do skate, embora seja na realidade uma questão de gosto pessoal e seja impossível ser objectivo…

Geralmente quando pensamos nos maiores skateboarders de todos os tempos, os primeiros que nos vêm à mente são skaters populares como o inconfundível Tony Hawk e o sempre atual Nyjah Huston, mas temos de ter em conta que desde Jay Adams e os Z-Boys até aos mestres técnicos da era moderna, como Shane O’Neil, houve inúmeros grandes riders no meio que aportaram muito ao mundo do skate e que contribuíram para torná-lo maior a cada dia.

As suas principais características: muito estilo, talento, habilidade e uma dedicação inabalável ao skate. Alguns destes riders podem não ter a melhor técnica, mas que contribuíram tanto para o skateboarding e para a cultura do skate em geral que, na nossa opinião, merecem fazer parte desta lista.

Sejam eles os melhores skaters do momento ou tenham influenciado as novas gerações, todos eles contribuíram em muito para a história do skateboarding.

Portanto, aqui vamos nós, comecemos pelo princípio:

Alan “Ollie” Gelfand

Classe de 1963, New York, EUA. Alan Gelfand recebeu o apelido “Ollie” do seu amigo e companheiro de skate Scott Goodman. O nome foi usado para “baptizar” um lipslide aéreo que Gelfand realizou acidentalmente conseguindo o que agora chamamos Ollie. Verificou-se que este truque, em meados dos anos 80, tinha transformado completamente as três disciplinas do skate: vert, freestyle e street. Foi uma grande descoberta, já que a maioria dos truques de skate de hoje em dia são baseados no ollie.


Primeiro Ollie


Voltando à história, em 1977, quando o skater profissional Stacy Peralta visitou o Solid Surf Skate Park em Fort Lauderdale, e conheceu Gelfand,
viu pela primeira vez (com certa incredulidade) como a manobra chamada Ollie foi executada, e ficou impressionado.

Assim, quando Stacey Peralta e George Powell formaram Powell-Peralta, uma das marcas de skate de maior duração e qualidade (Fillow tem uma grande variedade de produtos Powell Peralta disponíveis aos melhores preços AQUI), recrutaram imediatamente a Gelfand como o primeiro membro da nova equipa. Esta equipa tornou-se mais tarde a Bones Brigade (outra grande marca de skate, também disponível em Fillow, AQUI) e incluiu outros grandes skaters, tais como Mike McGill, inventor da aérea 540 ou “McTwist” em 1984, e Rodney Mullen que inventou o flat ground ollie.

Rodney Mullen

John Rodney Mullen, 17 de Agosto de 1966, em Gainesville, Florida.

Rodney Mullen é considerado um dos skaters de street mais influentes da história. Foi-lhe atribuído o mérito de inventar muitos truques, e por isso é considerado o “Padrinho do Street Skatboarding”.

Mullen ganhou o seu primeiro campeonato mundial de skate quando tinha apenas 14 anos de idade. E durante a década seguinte, ganhou 34 dos 35 freestyle contests, estabelecendo a carreira competitiva mais bem sucedida na história do Skate.

Mullen já apareceu em mais de 20 vídeos de skate e foi co-autor da sua autobiografia com o escritor Sean Mortimer, intitulada The Mutt: How to Skateboard and Not Kill Yourself.

Rodney está profundamente ligado a 2 grandes marcas de skate que se podem encontrar na nossa skateshop online Fillow:

Almost do qual ele é co-proprietário, clique aqui para ver skates completos, tábuas e acessórios Almost.

E a Tensor empresa que foi fundada em 2000 com o objectivo de conceber trucks de skate diferentes e melhorados. Na Fillow podes encontrar trucks de skate Tensor ao melhor preço, aqui.

Truques inventados por Müllen:

Godzilla rail flip (1979) – 540 shove-it (1979) – 50/50 Saran wrap (1979) – 50/50 Casper (1980) – Helipop (1980) – Gazelle flip (1981) – No-handed 50/50 (1981) – No-handed 50/50 kickflip – Kickflip (1982) – Heelflip (1982) – Double heelflip – Impossible (1982) – Sidewinder (1983) – 360 flip (1983) – Switch 360 flip – 360 pressure flip (1983) – Casper 360 flip (1983) – Half-cab – kickflip (1983) – 50/50 sidewinder (1983) – One-footed ollie (1984) – Backside flip (Backside 180 Kickflip) (1984) – Ollie Nosebone (1986) – Ollie finger flip (1986) – Ollie Airwalk (1986) – Frontside heelflip shove-it (1988) – Switchstance 360 flip (1990) – Helipop heelflip (1990) – Kickflip underflip (1992) – Half-cab – kickflip underflip (1992) – Casper slide (1992) – Half flip darkslide – Handstand flips

Tony Hawk

Anthony Frank Hawk (Birdman), 12 de Maio de 1968 em San Diego, Califórnia.

Em Dezembro de 2011, Tony Hawk foi eleito pela Transworld Skateboarding como o segundo skater mais influente de todos os tempos, ficando atrás apenas de Mark “The Gonz” Gonzales.

Hawk tem aparecido em inúmeros filmes, vídeos de skate, documentários e episódios de televisão, bem como protagonizou a série de sucesso de videojogos Tony Hawk’s Pro Skater.

Após muitos anos de corrida, a 27 de Junho de 1999, Tony Hawk tornou-se o primeiro skater a aterrar um 900, um truque que envolve completar duas voltas e meia no ar. Ele teve êxito na décima segunda tentativa.

Ao completar o 900, Hawk decidiu retirar-se da competição profissional nesse mesmo ano. Mas continuou a actuar nos X Games anuais até 2003, quando finalmente se retirou deixando de participar definitivamente em competições profissionais de skate.

A partir de Abril de 2020, Hawk é patrocinado por Birdhouse, Vans, Independent Trucks e Bones.

Fillow Skate shop on line oferece-lhe produtos de todas as marcas que patrocinaram Tony Hawk, com entrega em 24/48 horas:

Birdhouse ver aqui, skates completos, rodas, rolamentos, acessórios Birdhouse

Independent ver Aqui trucks, acessórios de Skate e T-Shirts Independent

e Bones ver Aqui rolamentos, acessórios e rodas de skate da Bones

Mark Gonzales

Mark “The Gonz” Gonzales, nascido a 1 de Junho de 1968 em South Gate, Califórnia, é conhecido como um dos pioneiros do street skate moderno e em 2011 foi nomeado o ” Skateboarder mais influente de todos os tempos” pela revista Transworld Skateboarding, que lhe atribuiu o primeiro Legend Award em 2006, e em 2011 seleccionou-o como o skater mais influente de todos os tempos (seguido por Tony Hawk e Rodney Mullen).

Além de ser um skater profissional, Gonz é também um artista, poeta e escritor.
Gonz desenhou esculturas e pinturas para lojas da Supreme em Manhattan, São Francisco, Londres, Paris, Tóquio, Nagoya e Osaka.

A partir de 2013, The Gonz foi patrocinado pela Adidas, Krooked, Spitfire, Independent e Supreme. E em 2016, Gonzales juntou-se à equipa de skate da Pro-Tec.

Em Fillow tens à tua disposição um grande catalogo de produtos das marcas que patrocinam The Gonz:

Ver produtos Krooked Aqui

Ver Rodas Spitfire, Rolamentos, Material de Skate, Acessórios, Sweatshirts e T-Shirts, Aqui

Ver material de skate, t-shirts e trucks Independent Aqui

Ver set de protecções, capacetes, joelheiras, protecções de pulso, cotoveleiras Pro-Tec Aqui

Bob Burnquist

Local de nascimento, Rio de Janeiro, Brasil, 10 de Outubro de 1976. Robert Dean Silva Burnquist teve o seu maior sucesso no concurso de Vert nos X Games de 2001. Antes da sua corrida final, que seria a última corrida do evento, ele estava em segundo lugar atrás do bicampeão Bucky Lasek. Mas Burnquist deixou toda a gente de boca aberta com uma exibição perfeita, que incluía múltiplos truques que nunca tinham sido vistos antes. Foi recompensado com uma pontuação de 98 em 100!!! o segundo mais alto na história dos X Games, ficando apenas atrás apenas dos 98,50 pontos de Bucky Lasek no ano anterior.

Burquist geralmente anda de skate com material Flip, Independent e Ricta.

Se quiseres patinar como Bob, na Fillow encontrarás uma vasta gama de produtos destas grandes marcas do skateboarding – ver material Flip aqui, – ver material Independent aqui, – ver material Ricta aqui. Disponível ao melhor preço na nossa loja de skate online.

Outra das particularidades de Bob é a sua casa em Vista, Califórnia, que contém o seu próprio skatepark privado, conhecido mundialmente como Dreamland, cuja principal característica é a sua Mega Ramp. Uma das poucas mega rampas permanentes do mundo. Burnquist abre a rampa a outros skaters Pro para os ajudar a treinar para competições de Mega Ramp e ajudá-los a progredir com truques de Mega Ramp.

O Vert Bowl do skate park de Burnquist tem sido patinado por dezenas de skaters famosos, incluindo Tony Hawk e Bucky Lasek, e tem aparecido em centenas de revistas e vídeos de skate.

Daewon Song

Daewon nasceu em Seul, Coreia do Sul, a 19 de Fevereiro de 1975 e um dos momentos mais memoráveis da carreira de Daewon Song foi no Oriente, quando ele saltou a Grande Muralha da China. Mas há muitos outros feitos que Song tem tido ao longo da sua carreira de skater.

Em 2017, Daewon foi incluído no Hall of Fame do Skateboarding. É co-proprietário da Thank You Skateboards (na Fillow podes encontrar produtos Thank You aos melhores preços, ver aqui) junto com Torey Pudwill, e co-proprietário de Almost (a Fillow oferece um catálogo enorme de produtos Almost) junto com Rodney Mullen.

Após vencer os concursos 2UP e In Transition de Berrics em 2014, Daewon Song foi eleito the most impactful skateboarder of the year. Entre uma lista seleccionada de nomeados que incluía Guy Mariano e Ben Raybourn.

Song foi também galardoado com o prémio “Skater of the Year” pela revista Thrasher em 2006.

Chris Cole

10 de Março de 1982, em Statesville, Carolina do Norte.
Chris “Cobra” Cole recebeu o prémio ” Skater of the Year” da Thrasher Magazine tanto em 2005 como em 2009, e o prémio “Reader’s Choice” da Transworld Skateboarding Magazine e é de salientar que apenas Chris Cole e Danny Way ganharam dois prémios de Skater of the Year.

A equipa de skate de Cole é Zero, da qual ele tem sido accionista. Na Fillow tens disponível um amplo catálogo de produtos Zero (ver Zero). Ele ganhou o concurso King of the Road da Thrasher Magazine três vezes seguidas, e ganhou a medalha de ouro nos X Games duas vezes seguidas. Em muitos outros concursos de skate, Cole tem saído vitorioso, incluindo o Back to the Berg e o DC Copenhagen Pro. Em Junho de 2013, Cole ganhou a medalha de ouro no concurso Street League Skateboarding na etapa dos X Games em Munique.

Chris Haslam

Nascido a 19 de Dezembro de 1980, em Niagara Falls, Ontário, Canadá, começou a andar de skate aos 13 anos de idade enquanto vivia com os seus pais em Singapura. A sua primeira tábua de skate foi uma Santa Cruz (se quiseres dar uma vista de olhos, encontrarás uma grande selecção de tábuas, skates completos e acessórios de Santa Cruz no nosso website, ver Santa Cruz). O primeiro truque que Haslam aprendeu foi um kickflip.

Em 1998, depois de se ter mudado para Vancouver, Chris Haslam criou a Boarding House, uma loja local de skate gerida por dois skaters locais, John Raimondo e Jeff Logan. Começou a passar grande parte do seu tempo a aperfeiçoar as suas habilidades no skatepark de Richmond fora de Vancouver e a ajudar as crianças que praticavam aí skate, dando-lhes material de skate.

Em 2005, Haslam ganhou o prémio Reader’s Choice Award na sétima edição anual dos prémios Transworld Skateboarding Awards. No ano seguinte, foi eleito vencedor do concurso Vs 411VM.

Entre os seus patrocinadores estão também Independent Trucks, Bones Wheels…
Na nossa loja de skate on-line, podes comprar os produtos dos patrocinadores de Chris:
Ver Independent Ver Bones

Bam Margera

28 de Setembro de 1979, West Chester, Pennsylvania, EUA. Embora Bam Margera tenha começado como skater, a sua carreira começou realmente com as suas acrobacias e espectáculos da MTV com a equipa do Jackass. Com a sua carreira de skater ajudando a lançar a sua marca pessoal, Bam tornou-se uma figura relevante na cultura do skate e dentro da skateboarding community.

Durante 1997 e 1998 (no início da sua carreira), Bam foi patrocinado pela Toy Machine Skateboards (da qual podes encontrar um grande catálogo de material de skate em Fillow: ver Toy Machine). Depois, a partir de 2001, foi membro da Team Element, equipa de demonstração da Element Skateboards.

Na nossa Loja online Fillow temos um amplo catálogo de skateboards, tábuas, rodas, rolamentos, t-tools, lixas, acessórios de skate, e t-shirts Element, sweatshirts, meias, sacos e mochilas. Ver Element.

Os trabalhos televisivos de Bam Margera: CKY, Jackass da MTV, Viva La Bam, que durou cinco temporadas.

Em 2017, Bam tomou a decisão de se reformar do skteboarding profissional. No entanto, voltou a praticar skate de forma informal, com os Element Skateboards, para celebrar o 25º aniversário da marca, relançando uma série de dez dos desenhos de tábuas mais memoráveis de Bam.

Nyjah Huston

Nyjah Imani Huston, nascido a 30 de Novembro de 1994, em Davis, Califórnia, é actualmente o skater mais bem classificado do mundo, e prepara-se para o maior desafio da sua vida, patinar para a Team USA nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2021. É verdade, 2021 marca uma nova era para o skate ao fazer a sua estreia olímpica como desporto oficial.

Huston começou a chamar a atenção depois de assinar um acordo de patrocínio com a Element Skateboards e de se juntar à sua team de riders. Durante os seus primeiros anos na empresa, Huston apareceu em muitos vídeos de skate da Element, tais como os dois volumes da série Elementality, e competiu em concursos de alto nível como o Dew Tour e o Vans Downtown Showdown.

No evento de entrega de prémios da revista Transworld SKATEboarding 2012, Huston ganhou três prémios: Melhor Parte de Vídeo (para o lançamento do vídeo Rise & Shine de Huston), New Era Readers’ Choice (o único prémio que é escolhido exclusivamente pelos leitores da revista e do website da Transworld), e Best Street.

Huston foi nomeado várias vezes para o prestigioso prémio Skater Of The Year da Thrasher Magazine, mas ainda não ganhou. A partir de Janeiro de 2021, Huston já não é patrocinado pela Element, mas tem patrocínios com a Diamond Supply Co., Ricta Wheels, Mob Grip….

Na Fillow encontrarás uma grande variedade de acessórios, tábuas, rolamentos, rodas e skateboards completos das grandes marcas que patrocinam Nyjah Huston:
Ver Diamond Supply Co
Ver Rodas Ricta
Mob Griptape

Andrew Reynolds

Classe de 1978 (Lakeland, Florida) Andrew Reynolds, apelidado de “The Boss” é um skater profissional mais conhecido por ter sido co-fundador da Baker Skateboards em 2000 junto com Jay Strickland. Actualmente, Reynolds é o único proprietário da Baker Skateboard.

Se estás à procura de material de skate da marca Baker ao melhor preço, dá uma vista de olhos no nosso website: Ver Baker.

Também ganhou o prémio de Skater of the Year da revista Thrasher em 1998, e pela sua parte de vídeo no vídeo de skateboard Stay Gold de 2010, recebeu o prémio da revista Transworld Skate para Melhor Parte de Vídeo.

Além de Baker, fundou com Erik Ellington e Jim Greco, Bakerboys Distribution, uma empresa que distribui Deathwish Skateboards e Shake Junt.

Em Fillow: encontras o melhor material de skate Deathwish Skateboards: Ver Deathwish
e os melhores produtos da marca Shake Junt, rolamentos, wax, grip cleaners, parafusos, lixas…: Ver Shake Junt.

Rob Dyrdek

Robert Stanley Dyrdek (28 de Junho de 1974, Kettering, Ohio) iniciou a sua carreira de skate aos 12 anos de idade. Alguns anos mais tarde, Dyrdek demitiu-se do seu patrocinador e juntou-se à recém-formada Alien Workshop , criada por Neil Blender, Chris Carter e Mike Hill. Podes encontrar material de skate Alien Workshop na nossa loja online Fillow: Ver Alien Workshop

Dyrdek decidiu renunciar ao seu último ano do secundário quando tinha 16 anos e mudou-se para o Sul da Califórnia para prosseguir a sua carreira como profissional de skateboarder.

Pouco depois de se mudar para a Califórnia, Dyrdek começou a praticar skate para a Droors Clothing, uma empresa que acabou por se tornar na DC Shoes. Entre outros patrocínios, Dyrdek faz parte da team da Silver Trucks (uma empresa que ele ajudou a criar em 2003).

Em Fillow: Skate shop online, podes comprar Silver Trucks ao melhor preço: Ver Silver Trucks.

Para além dos habituais patrocínios e prémios, Dyrdek protagonizou em Rob & Big com Christopher “Big Black” Boykin, Fantasy Factory de Rob Dyrdek e Ridiculousness. Também apareceu nos jogos de Skate e Skate 2 e tem aparecido em inúmeros filmes, episódios de TV e documentários.

Stacy Peralta

Com Stacy Douglas Peralta (Veneza, Califórnia, 15 de Outubro de 1957), voltamos ao início do skate… Era a década de 1970, e com apenas dezanove anos de idade, Stacey Peralta tinha-se tornado o melhor skater profissional da sua época quando decidiu juntar-se a George Powell para criar a lendária Powell-Peralta, uma das marcas de skate mais bem sucedidas dos anos 1980, e ainda hoje continua a ser uma referência.

Com o apoio financeiro e sucesso da Powell-Peralta, Stacey Peralta formou a Bones Brigade, uma equipa que incluía alguns dos melhores riders da época. Em 84, Peralta dirigiu e produziu o primeiro vídeo de skateboarding da história: Bones Brigade Video Show.

Peralta escreveu, realizou e produziu doze filmes e documentários de skate, incluindo Dogtown e Z-Boys, Lords of Dogtown and Bones Brigade: An Autobiography.

Jay Adams

Ainda estamos na década de 1970, com Jay Adams.
Nascido a 3 de Fevereiro de 1961, em Veneza, Califórnia, e agora falecido, aos 53 anos de idade, a 15 de Agosto de 2014, em Puerto Escondido, Oaxaca, México, Jay Jay J. Adams era um skater que, em 1974, aos 13 anos, se tornou o membro mais jovem dos Z-Boys.

Durante a carreira de skate de Adams, foi patrocinado por Hurley, entre outros.
Em 2012, Jay J. Adams foi admitido no Salão da Fama do Skateboarding.

Segundo Stacy Peralta, Jay Adams “provavelmente não é o melhor skatista de todos os tempos, mas posso afirmar com segurança que ele é claramente o arquétipo do skate moderno”.

Dois murais em Veneza em homenagem a Adams. Um dos murais está na Zephyr Skate Shop original em Santa Monica, e o outro, que o retrata ao lado de Dogtown Shogo Kubo, está em Venice Skatepark’s bowl.

Tony Alva

E fechamos com outro “veterano do skateboarding”, nascido a 2 de Setembro de 1957, em Santa Monica, Califórnia, Tony Alva era um dos membros da equipa de competição da Zephyr, também conhecida como Z-Boys. Famoso por ter sido o pioneiro do skate vertical, foi também um dos primeiros skaters a conseguir fazer um Frontside Air. Alva, Jay Adams e Stacey Peralta (todas Z-Boys) estiveram entre os primeiros a patinar nas piscinas vazias dos quintais em Los Angeles (as famosas pools).

Aos 19 anos de idade, em 1977, Alva recusou todas as grandes empresas de skate como patrocinadores e formou a sua própria empresa, Alva Skates.

Alva apareceu no filme Dogtown e Z-Boys, interpretou Tony Bluetile no filme Skateboard: The Movie e apareceu no filme American Wasteland de Tony Hawk.

Comprar o skate que os melhores skaters usam

Se também és amante do skateboarding, na Fillow skate shop, encontrarás tudo o que precisas para praticar skate: Tábuas, Trucks, Rolamentos, Rodas, Acessórios, protecções, Skateboards completos e Longboards; das melhores marcas e ao melhor preço, graças à Política de Preço Mínimo Garantido da Fillow.

E lembre-te que, se tiveres alguma dúvida, podes contactar-nos, e estaremos encantados em ajudar-te!!!

Bem, chegámos ao fim deste Top 15 de skaters que, independentemente da sua habilidade e talento, influenciaram a forma de praticar, perceber e viver o skateboarding.
Obviamente há muitíssimos mais que deram também grandes contribuições para o mundo do skate, e que deveriam estar nesta lista, mas sendo um top 15 não podemos incluí-los a todos.
No entanto, merecem pelo menos ser mencionados:

  • Danny Way
  • Bucky Lasek
  • Ed Templeton
  • Steve Caballero
  • Guy Mariano
  • Lance Mountain
  • Mike Vallely
  • Eric Koston
  • Chris Joslin
  • Elissa Steamer
  • Paul Rodriguez
  • Stevie Williams
  • Rob “Sluggo” Boyce
  • Leticia Bufoni
  • Ryan Sheckler
  • Christian Hosoi
  • Richie Jackson
  • Mike Carroll
  • Natas Kaupas
Tags: , , , ,
Posted in Notícias Skate
[wdgpo_plusone] Pin It

Comments are closed.