(0)
0,00 €

MANOBRAS DE SKATE FÁCEIS

Aqui tens uma pequena guia para começar a experimentar truques de skate. Hoje vamos explicar truques fáceis, para nível iniciante.

Lembra-te de que antes de começar a fazer manobras deves saber o básico primeiro: qual é a tua perna dominante (goofy ou regular), manter o equilíbrio, avançar, frear e cair da melhor maneira. Como sempre, lembra-te de que um bom capacete e umas boas protecções são mais do que recomendáveis.

Pronto? Vamos lá!

Lista de truques de skate:

A seguir mostramos-te o nome e a forma de fazer os truques de skate. Não te desanimes se não consegues fazê-los nas primeiras tentativas, é normal. O skateboarding é como tudo, requer uma certa prática. Nunca te esqueças de desfrutar enquanto aprendes 😉

Como fazer um ollie no skate passo a passo:

Esta é a manobra mais básica, não apenas porque é o mais simples, mas porque é parte de muitas outras, pelo que vás ter que dominá-la antes de tentar truques mais avançados.

Um ollie é simplesmente um salto durante o qual tens que manter o skate em contacto com os pés em todo momento.

O nome do truque é pelo seu inventor, Alan “Ollie” Gelfand. Quando patinava em rampa, para evitar segurar o skate com a mão, ele fez isso, e Rodney Mullen o acrescentou ao skate de rua alguns anos mais tarde, mantendo o nome do autor. E a partir daí, praticamente começou tudo!

Os passos para fazer um ollie são estes:

1.- Coloca o pé da frente no meio da tábua, e a ponta so outro pé no tail.

2.- Pisa forte no tail para colocar a tábua em posição quase vertical.

3.- Quando o tail toque o chão, pula verticalmente e ao mesmo tempo arrasta o lado do pé da frente pela lixa até o nose. Contanto que mantenhas a fricção, a tábua ficará “colada” aos teus pés, e deve ficar em posição horizontal no ar.

4.- Para terminar bem o teu ollie, deves ter os dois pés acima dos parafusos quando chegues no chão, com o corpo bem centrado e os joelhos um pouco flexionados. Desta forma evitas quedas e também quebrar a tábua.

Agora já sabes por que são importantes as sapatilhas de skate… Todas acabam rasgadas de tanto raspar na lixa nos teus ollies!

Não percebeste muito bem o que estou a dizer e preferias que o explicasse o Tony Hawk? Neste vídeo podes ver como ele encarou o desafio de ensinar a uma pessoa que nunca tinha andado de skate a fazer um ollie… em só uma hora!

Qualquer skate completo serve para tentar esta manobra e, embora a lixa durará mais do que os ténis, se fica demasiado lisa lembra-te de que na Fillow temos muitos modelos diferentes de skates das melhores marcas, para que possas trocá-la por outra com o desenho e cor que prefiras, como por exemplo uma lixa transparente que permita ver o desenho de cima da tua tábua.

Como fazer um Ollie 180 passo a passo

Também podes aproveitar o salto do Ollie para girar meia volta. Pode ser Front Side (se a prancha gira no sentido das pontas dos teus pés) ou Back Side (se  ameia volta é para o lado dos teus calcanhares).

Como fazer o front side:

1.- A posição dos pés é a mesma, mas o pé traseiro deve estar mais pra fora para que possas controlar e empurrar a tábua um pouco no giro.

2.- Justo antes de pisar o tail para levantar a tua tábua como se fosse um ollie normal, começa a girar com os teus ombros (podes esticar os braços para conseguir maior impulso).

3.- O movimento do pé da frente é o mesmo que no ollie normal, só que como vás estar a girar, além de manter a tábua nos pés tens que fazer que siga o giro também.

4.- As primeiras vezes não vás girar os 180º no ar. É isso mesmo. Se quando caires  apoiares mais peso no pé da frente, podes fazer que o tail derrape um pouco no chão para completar  a meia volta.

Agora tenta e tenta, até que saibas o momento ideal e a força exacta para cada movimento. Quando consigas fazer tudo bem, vás fazer a manobra limpa e elegante, como esta:

 

Como fazer o Back Side:

Desta forma é mais fácil acabares no chão… É similar ao anterior mas primeiro batemos o pé no tail e depois giramos os ombros. Podes tentá-lo antes sem o skate, para ver quanta força necessitar dar ao giro com os hombros, etc. Depois, tenta novamente a manobra com o skate mas sem pular muito alto, de forma que o giro ocorra mais a derrapar do que no ar, até que te sintas mais confortável, então podes começar a pular mais alto.

Necessitas vê-lo? Este vídeo está em inglês, mas com certeza as imagens são suficientes.

Como fazer um Nollie:

Um nollie é como o ollie mas fazes o pop com o nose (parte da frente da prancha) quando estas a rodar pra trás na tua posição normal. É similar ao ollie, mas geralmente não fica igual de alto…

Como fazer um pop shove it passo a passo:

O pop chove it é outra manobra muito básica. O lance é fazer que a prancha gire 180 graus enquanto estás no ar, sem girar. Também pode ser feita com a tábua no chão, sem levantar-la (sem “pop”).

A posição dos pés é a mesma que para o ollie. Quando bates no tail, tens também que empurrá-lo no sentido do giro. O pé da frente fica no ar a esperar que a tábua termine a meia volta, para cair. Se levantas a tábua demais, o pé da frente também pode servir-te para pará-la.

Quando um rider profissional faz este truque, se piscares os olhos podes não vê-lo, e parece muito fácil. Pensa que já o fez milhões de vezes, e que nas primeiras acabou no chão do mesmo jeito que tu.

Nesta manobra é possível que comeces a sentir a diferença entre os côncavos altos e baixos das tábuas. Recomendamos aos iniciantes que comecem com um côncavo médio, mas com certeza deves experimentar todos na primeira ocasião, assim como todo tipo de material de skate diferente, para ir descobrindo as tuas preferências, para que quando configures o teu próximo skate seja muito mais ajustado ao teu estilo.

Como fazer um kickflip passo a passo:

Nesta manobra, enquanto estamos no ar o skate deve dar um giro completo no sentido vertical (deves ver as rodas e novamente a lixa).

Recomendamos que tentes o truque primeiro em um lugar onde o chão não seja muito duro, porque é muito normal cair.

Passos a seguir:

1.- A posição é a mesma que para o ollie.

2.- Bate o tail e pula.

3.- Arrasta o pé da frente, mas não recto até o nose como no ollie normal, e sim em diagonal, desde o lugar de apoio para trás e para fora. Ao mesmo tempo que arrastas o pé, estica o tornozelo para abaixo. Esse é o impulso para que o skate gire. Muito cuidado, o movimento deve ser feito só pelo tornozelo, se o acompanhares com o resto do corpo, acabarás no chão. Controla com quanta força deves fazê-lo para que o skate faça a volta completa.

4.- Usa os pés para parar o giro no momento adequado e cai com eles já bem colocados.

Não sejas tímido, visita a zona skater da tua cidade, observa aos outros, pergunta, e se puderes, experimenta estes truques com uns trucks baixos. São os preferidos pelos skatistas profissionais que praticam um street skate mais técnico. O peso dos trucks também faz muita diferença neste tipo de manobras. Quando decidas comprar uns eixos mais leves, ou de diferente altura, lembra-te de que na Fillow temos trucks de skate profissionais, e de todo tipo, prontos para serem enviados, das melhores marcas e sempre com a garantia do melhor preço.

Se tiveres mais dúvidas acerca dos trucks, podes consultar a nossa guia de ajuda: Guia Trucks Skate.

Como fazer um Heelflip:

É similar ao kickflip mas a tábua gira no sentido contrário, porque desta vez vás empurrá-la com a ponta do pé para trás, e a diagonal termina na parte da frente do teu corpo.

  1. A posição inicial é a de sempre mas o pé da frente fica mais perto dos parafusos, e com o calcanhar no centro da tábua (a ponta fica por fora).
  2. Salto e pop iguais que na manobra anterior.
  3. Arrasta o pé para a frente, e como se chutasses. Com este movimento a tábua já deve começar a girar, e no final do chute já terminas de dar-lhe o impulso com o calcanhar.
  4. Já sabes que deves tentar cair com os pés acima dos trucks, os joelhos flexionados e o peso centrado.

Truques para aprender skate

O melhor conselho que podemos dar-te é: pratica, pratica, pratica!! Protege-te bem e assim não terás medo às quedas.

Leva sempre o teu skate contigo onde fores, deves acostumar-te à tua tábua, a ter equilíbrio em diferentes tipos de chão, e se o usas todos os dias não vás demorar de sentir-te mais confortável a andar de skate.

Não comeces com manobras difíceis, no início o importante é aprender a andar e parar, os truques chegarão depois.

Se ainda não patinas como gostavas, não fiques desanimado, vás melhorar aos poucos se tiveres paciência. O importante é que não desistas e desfrutes muito de cada tentativa. Se saíres para andar de skate com um amigo será mais divertido, e mais fácil para manter a motivação e tentar ser melhor do que o outro.

O skate com amigos é uma das melhores coisas da vida. Vás lembrar-te sempre desses momentos com carinho, e são uma parte essencial do que significa o skateboarding.

As melhores tábuas para manobras de skate

No skateboarding existem diferentes tipos de tábuas para patinar. São diferentes não apenas pelos desenhos e as marcas, também há muitas formas, pesos, medidas e tecnologias. Nesta guia de tábuas skateboard podes aprender tudo o que necessitas saber.

Qual é a melhor tábua de skate para fazer truques?

As tábuas mais estreitas são melhores para as manobras, porque são mais leves e mais fáceis de mexer e girar, mas a parte negativa é que oferecem menor estabilidade e por isso não são as mais recomendadas para iniciantes.

Portanto, para andar de skate nas ruas e manobrar recomendamos tábuas menores de 8.0, mas deves tomar em conta o tamanho dos teus pés, se são muito grandes vás necessitar uma tábua maior para ter mais espaço de apoio, e sentir-te confortável.

Comprar tábuas de skate para truques

Na nossa loja de skateboard dispomos de um catálogo muito amplo de tábuas em todas as medidas, marcas, desenhos e tecnologias.

Aqui podes ver toda a colecção de tábuas: Tábuas skateboard e aqui os skates completos.

Tábuas skate manobras e os Skate completos para truques.

Desde a nossa loja em Madrid fazemos envios a todo Portugal continental: Lisboa, Sintra, Vila Nova de Gaia, PortoCascais, Loures, Braga, Matosinhos, Amadora, Almada, Oeiras, Gondomar, Seixal, Guimarães, Odivelas, Coimbra, Santa Maria da Feira, Vila Franca de Xira, Maia, Vila Nova de Famalicão, e muitos países da União Europeia: Espanha, França, Luxemburgo, Bruxelas, Itália, Alemanha, Holanda.

 

mejor skate principiante

 

 

Tags: , , , , ,
Posted in Notícias Skate
[wdgpo_plusone] Pin It

Comments are closed.