(0)
0,00 €

Guia Tábuas Skate

Aqui deixamos-te algumas indicações sobre os aspectos a ter em conta no momento de escolher uma tábua de skate.

Em primeiro lugar, há que deixar claro que a escolha de uma tábua é algo muito pessoal para cada skater e que não há uma regra universal para escolher uma ou outra.

Dependendo do skater com quem fales, vais ouvir muitas opiniões diferentes sobre a tábua a escolher, sobre a qualidade de cada marca, sobre as diferentes “tecnologias”, materiais, etc.

Seguramente, nenhuma delas é completamente acertada nem completamente errada e a tábua ideal para um skater não tem porque ser a melhor para outro.

Por isso, se tiveres a oportunidade, o melhor é experimentar várias tábuas e ver com qual te sentes mais à-vontade.

Nesta página tentaremos dar-te alguma informação, baseada apenas na nossa opinião pessoal e pensando principalmente em skaters que estão a começar, para que tenham um guia sobre o que devem ter em conta na sua primeira escolha.

Aspectos de uma Tábua de Skate

Marca

A marca é, provavelmente, o tema mais pessoal de todos. Alguns skaters são fiéis a uma marca durante anos, outros vão mudando com o tempo de marca em marca.

As marcas com que trabalhamos na Fillow são marcas especializadas no sector, que têm já alguma história e que oferecem uma qualidade notável.

Não podemos decidir-nos por nenhuma em particular já que, como dissémos, é uma questão de gostos. Se comercializamos uma marca na nossa loja online é porque confiamos plenamente na sua qualidade.

Recomendamos-te que dês uma vista de olhos à zona onde andas de skate e às diferentes marcas e, se puderes, que experimentes várias.
As diferenças entre umas marcas e outras podem ser: materiais, forma da tábua, gráficos, equipa de riders, etc.

Material

A grande maioria das tábuas estão fabricadas com lâminas de madeira. Nas tábuas de maior qualidade usam-se normalmente 7 lâminas de árvore de bordo canadiano.

Há modelos de alta gama em quase todas as marcas, que incorporam alguma parte ou camada de fibra de vidro ou fibra de carbono, ou diversas técnicas na sua construção que aumentam o rendimento e resistencia das tábuas. Estes modelos são sempre mais caros e não são especialmente aconselhados para alguém que esteja a começar.

Medidas e Partes de la Tábua

Agora falaremos das diferentes medidas e partes que tem uma tábua de skate.

Tail: É a parte levantada na zona traseira da tábua.

Nose: É a parte levantada na zona frontal da tábua. Às vezes é difícil distinguir entre nose e tail visto desde cima. O nose costuma ser mais comprido e menos pronunciado que o tail, embora isto dependa de cada tábua.

Comprimento: É o que mede a tábua ao comprido. Desde a ponta do nose até ao tail. A maioria das tábuas actuais têm um comprimento entre 30 e 31 polegadas e não é uma medida muito relevante para a escolha da tábua já que quase todas medem o mesmo.

Côncavo: A parte entre o tail e o nose está curvada de forma côncava. Isto faz com que os pés tenham maior adesão quando fazes truques. Quanto mais côncavo, mais terás a sensação de adesão dos pés à tábua ao fazer movimentos. E, ao contrário, menos côncavo dá-te a sensação de maior liberdade. Mais uma vez, é uma questão pessoal e voltamos a recomendar que experimentes diferentes formas e com o tempo, saberás qual é a que mais se adapta à tua forma de andar.

Largura: A medida da largura da tábua é a medida mais importante no momento de comprar uma tábua.

As tábuas de skate de adulto (a partir dos 13 anos aproximadamente já se devería usar uma tábua de adulto), têm medidas geralmente entre 7,5 e 8,5 polegadas.

Para escolher uma largura de tábua, temos de pensar no tamanho dos nossos pés e no uso que lhe vamos dar.

De uma forma geral, uma tábua mais estreita é mais eficaz para fazer truques técnicos, já que é mais fácil manobrá-la e fazê-la girar (flips, etc) mas, ao mesmo tempo, oferece menos estabilidade e espaço para os momentos de “caída” dos truques... Enquanto que uma tábua mais larga oferece mais estabilidade embora seja mais difícil de manobrar nos truques.

Por isso, para usar na rua e fazer truques costumam-se usar tábuas menos de 8 polegadas e para andar en rampas, bowls, etc costumam-se usar tábuas entre 8 e 8,5 polegadas.

Para usar uma tábua que sirva em todas as ocasiões a medida ideal seria entre 7,7 e 8,2 polegadas.

Dentro dessas medidas, se o que mais vais fazer é utilizar o skate como meio de transporte, ou usá-lo em skateparks, etc... deves escolher uma das maiores. Se o que queres é fazer truques técnicos, deves escolher das mais estreitas.

Como dissémos anteriormente, também influencia o tamanho dos nossos pés. Se temos uns pés grandes, temos que usar uma tábua mais larga para ter espapaço suficiente, independentemente do tipo de skate que queremos praticar (rua, rampa, etc)

Voltamos a recomendar que, se puderes, experimentes várias medidas para ver com qual estás mais cómodo.

No caso de que nunca tenha experimentado antes e não tenhas nenhuma referência de medidas, aconselhamos-te uma tábua com cerca de 7,8 polegadas. É uma tábua média, ideal para aprender os primeiros truques e com estabilidade suficiente para que te sintas cómodo no início.

Conselhos Gerais

Para resumir a informação deixamos-te as seguintes recomendações:

Preço: Não é por ser mais barata que uma tábua te vai oferecer um menor rendimento, principalmente se estás a começar. Recomendamos-te, como primeira tábua, uma das mais económicas já que, no início, não vais poder apreciar as diferenças para uma de gama mais alta.

Há marcas como a Jart, Nomad, Imagine, etc que oferecem uma qualidade igual que a das grandes marcas americanas, com um preço mais económico. E as marcas americanas mais conhecidas, também costumam ter alguns modelos também mais baratos.

Gráficos e Marca: Embora pareça algo tonto, quando compras algo também é importante que seja algo que gostes esteticamente. Portanto, se várias tábuas se encaixam dentro daquilo que procuras a nível de medidas e preço, não hesites em escolher a que tiver o desenho que mais gostes.

Embora também tenhamos que avisar que, se vais aprender a fazer truques, os desenhos nas tábuas de skate não duram muito devido aos impactos.

Medida: Como dissémos anteriormente, tem em conta o uso que vais dar à tábua e o teu tamanho. Se não tens referências, recomendamos uma tábua de 7,7 ou 7.8 polegadas para começar.

Se estás à procura de uma tábua de skate, aqui tens o nosso extenso catálogo: Ver Tábuas Skate

 

 

AND1

Ace

Addict

Adio

Against Clothing

Alien Workshop

Almost

Aloha

Aloiki Longboards

Alpinestars

Andale

Antihero

Arrow

Atticus

Autobahn

BDSkateCO

Baker

Bear

Bench

Billabong

Birdhouse

Black Label

Blackriver

Blast

Blind

Bones

Boulevard

Bro Style

Bronson Speed Co

Bullet

Burton

C4ramelo

Capitol

Carhartt

Casualty Wax Co

Chocolate

Circa

Cliche

Consolidated

Converse

Creature Skateboards

Cruzade Skateboards

DCMA Collective

DC Shoes

DGK

DVS

Darkstar

DeathWish

Destructo

Diamond

Dickies

Drunk Munky

Ecko

Element

Elixir

Emerica

Emillion

Enjoi

Enuff

Es

Etnies

Ewan

Expedition

FKD

Fallen

Famous Stars and Straps

Fix-it

Flip

Foundation Skateboards

Fox Racing

Fury

Girl

Globe

Grimey

Grizzly

Gunmetal

Habitat

Heavy Series

Heroin Skateboards

Hubba

Hurley

Hydroponic

Imagine Skateboards

Independent

Industrial

Iron

Jart

Joker

Jordan

K1X

Krew

Krooked Skateboarding

Krux

Lakai

Levi's Skateboarding

Levi’s

Long Island Skateboard

Loreak Mendian

Lost

Louw

Lrg

Lucky

Macbeth

Majestic

Matix

Metal Mulisha

Mi-Pac

Mindless Longboards

Mini-Logo Skateboards

Mitchell & Ness

Mob

Mob Skateboards

Modus

Mosaic

Mystery

New Balance

New Balance Numeric

New Era

Nike

Nike 6.0

Nikita

Nomad

Nor Cal

Obey

Ordinary

Osiris

Pig

Plan B

Pornstar

Powell Peralta

Prime

Primitive

Pro-Tec

Pukas

Quiksilver

Radical Culture

Real

Reebok

Reell

Revolution

Ricta

Robotron

Role Model

Rook

Roxy

Royal

Rumba Skateboarding

Rush

SK8 Mafia

Santa Cruz

Shake Junt

Shorty's

Silver

Skate Mental

Skull Candy

Slave

Sneaky

Sovrn

Speed Demons

Spitfire

Split

Superdry

Supra

Supremebeing

Sweet

Tensor

The Works

Theeve

Think

Thumper

Thunder Trucks

Toy Machine

Traditiona Clothing

Tricks Skateboards

Tsunami Corporation

Type-S

UP FRONT

Universal

Vans

Venom

Venture

Volcom

WESC

West Coast Choppers

Wreck

Wrung

YOW

Yellowood

Zero

Zoo York

adidas

adidas originals