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Guia Montagem Stake Completo

Nesta guia vamos mostrar-te os passos, conselhos e truques para montar as diferentes partes do teu skate.

Para começar,  vamos rever as peças que compõem o skate e as ferramentas necessárias para a montagem:

Partes do skate

  • Tábua (1 unidade)
  • Lixa (1 unidade)
  • Trucks (2 unidades)
  • Rodas (4 unidades)
  • Parafusos (8 unidades)
  • Rolamentos (8 unidades)

Ferramentas

  • Ferramenta de Skate. Com uma ferramenta especial para skate, vás ter tudo o necessário para apertar os diferentes parafusos e porcas que vás encontrar na montagem.
  • Lâmina ou cutter.
  • Chave de fenda fina.
  • Lima (opcional).
  • No caso de não teres uma ferramenta específica de skate, vás precisar de uma chave de allen da medida dos parafusos ou uma chave de fenda, dependendo de se os parafusos têm a cabeça allen ou phillips. 

Quando tenhas todas as partes e ferramentas prontas, é conveniente que prepares uma mesa com espaço suficiente para trabalhar de maneira organizada e começa com a montagem nesta ordem:

Montagem da Lixa

Colar a lixa é a parte que pode ter uma maior dificuldade à primeira vista mas, se segues estas instruções com cuidado, não deves encontrar nenhum problema.

Para começar, separa o papel colante da lixa (Não o deites fora, porque vai ser útil mais tarde),

Segura a lixa pelos extremos com os dedos polegar e indicador de cada mão e coloca-a centrada na tábua com ajuda dos dedos anelares, com os que vás tocar os extremos do tail e do nose, para saberes que a lixa está centrada na tábua.

Quando esteja centrada, deixa-la cair primeiro pelo centro e, com o centro já colado na tábua, continua a colar para o exterior, assim evitas que apareçam bolhas de ar.

Quando toda a superfície da lixa esteja colada na tábua, coloca o papel colante que tinhas guardado e acima da lixa. Desta forma, podes apertar e repassar com a mão toda a lixa com força sem raspares a tua mão. Lembra-te de apertar sempre do centro para os extremos, para que, em caso de que haja alguma bolha de ar, saia para fora.

A seguir, marca o borde da tábua na lixa. O ideal é utilizares uma lima... mas se não tens uma, podes usar uma chave de fenda.

Simplesmente tens de apertar a lixa ao longo de todo o borde da tábua com a lima ou a chave de fenda, e vás ver como começa a aparecer na lixa a forma da tábua.

Isso é para que o borde da lixa fique perfeitamente colado à tábua e, ao mesmo tempo, serve de guia para cortar a parte da lixa que sobra. 

Logo disto, somente resta o último passo: cortar a lixa.

Com a lâmina ou cutter faz um primeiro corte na lixa até chegar a tocar a tábua. A partir dai, coloca a lâmina num ângulo de 45 graus em contacto com a madeira e, com cuidado, repassa todo o contorno. 

Se for mais fácil para ti, podes fazer quatro cortes onde começa a curva do tail e o nose por cada lado, assim divides a lixa sobrante em quatro partes.

Depois disto, a tua lixa estará pronta.

Para um acabamento melhor e eliminar imperfeições, podes lixar um pouco os bordes com um pedaço da lixa que sobrou.

Para finalizar, pelo outro lado da tábua, vás fazer os oito furos atravessando a lixa com uma chave de fenda fina, para que fiquem marcados os lugares onde irão os parafusos dos trucks. No caso de não ter uma chave de fenda suficientemente fina, podes utilizar um prego.

Montagem dos trucks

A montagem dos trucks não tem qualquer complicação.

O único passo a ter em conta é a posição deles. A posição correcta é sempre com as borrachas ou o kingpin (parafuso central) do lado de dentro, de maneira que fiquem enfrentados.

Para a montagem, basta introduzires um parafuso em cada furo da tábua desde a parte de cima.

Quando todos os parafusos estejam prontos, pelo outro lado da tábua coloca os trucks, cada furo a coincidir com um parafuso.

Com o truck na posição com os parafusos dentro, coloca uma porca em cada parafuso e aperta todas elas.

Para apertar as porcas tens de utilizar, por um lado, a chave de allen ou chave de fenda (dependendo do tipo de parafuso que tenhas) a segurar a cabeça do parafuso para evitar que gire enquanto giras a porca... e, por outro lado, utiliza a chave para apertar a porca. Os parafusos têm de ficar muito bem apertados, mas não é necessário apertar demais, porque poderíamos estragar as porcas.

Na montagem do truck, podemos usar Bases ou Shockpads. Estas peças são completamente opcionais, pelo que não é necessário utilizá-las.

As bases são umas peças de plástico que têm a mesma medida que a base do truck e colocam-se entre o truck e a tábua, de forma que consegues mais altura de truck.

Os Shockpads são iguais que as bases, mas de um tamanho muito fino, pelo que não alteram a altura do truck, e são feitos de borracha, porque a sua missão é amortecer os impactos que sofre a tábua quando fazes truques.

A montagem das bases ou shockpads não faz diferença com a montagem normal. Basta colocá-las entre o truck e a tábua e apertar os parafusos da mesma forma.

O único que deves ter em conta é o comprimento dos parafusos, porque, como vai aumentar a altura, irás necessitar um parafuso mais comprido. 

Montagem dos rolamentos

Tens de colocar dois rolamentos no interior de cada roda.

Para fazê-lo há diferentes opções... Mas vamos explicar a mais simples, sem necessidade de qualquer ferramenta.

Como já tens os trucks montados, coloca a tábua de lado, de forma que um dos extremos dos trucks fiquem para cima.

Retira as porcas e coloca um rolamento dentro do truck.

Com o rolamento posto, coloca a roda acima do rolamento com o oco da roda a coincidir com o rolamento, e empurra com o peso do teu própio corpo até que encaixe. 

De seguida, saca a roda do truck, coloca o outro rolamento e repete o mesmo procedimento.

Opcionalmente podes usar separadores entre os rolamentos. No caso de usá-los, simplesmente tens de colocar o primeiro rolamento e introduzir o separador antes de colocar o segundo. Mas o procedimento seria o mesmo.

Se os rolamentos têm discos protectores contra a sujidade, deves tomar em conta a posição em que os colocas.

Muitos rolamentos têm na parte externa uns discos para evitar que entre a sujidade.

No caso de que tenham dois discos protectores, podes por o rolamento em qualquer posição, mas no caso de rolamentos que somente têm um disco protector, é muito importante que o disco fique na parte externa de cada roda, nos dois lados, porque de outra maneira seriam completamente ineficazes.

Se necessitas sacar o rolamento da roda, a melhor forma de fazê-lo é colocar a roda dentro do truck e sacá-la até que  somente fique dentro o rolamento. Neste ponto, gira a tua mão 90 graus, com força e, com o truck a funcionar como alavanca, e o rolamento vai sair da roda.

Montagem das rodas

Quando tenhas as rodas já com os rolamentos postos, somente resta colocá-las nos trucks.

Os trucks têm duas arruelas em cada extremo.

Para colocar a roda, tens de por primeiro uma arruela, depois a roda e finalmente a segunda arruela. Com tudo colocado nesta posição, aperta a porca.

As porcas têm de ser apertadas até que sintas que custa um pouco continuar a apertar e, a partir dai, deves comprovar que a roda gira com liberdade.

No caso de que esteja um pouco presa, deves desapertar muito pouco a pouco até que a roda gire livremente, mas sem que esteja folgada.

Se queres seguir o tutorial de forma mais visual, aqui tens um video do mesmo. Esta em espanhol, mas acreditamos que pode ajudar-te para que possas ver todo o procedimento. Se ficares com qualquer dúvida, lembramos-te que estaremos encantados de ajudar-te!

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